Recall de airbags: quais marcas foram convocadas no Brasil

Publicado em: nov 18 2016 por admin

O caso dos airbags da Takata, que já existe há tanto tempo, ainda não terminou. Inúmeros recalls continuam sendo feitos no mundo todo – a estimativa é de que sejam 80 milhões de veículos afetados até agora -, inclusive no Brasil: por aqui, aproximadamente 2 milhões de veículos foram chamados.

Chamado de “airbag fatal”, o dispositivo está fazendo os carros serem chamados pelas montadoras porque, por ser fabricado commateriais indevidos pela Takata, a bolsa de ar corre o risco de explodir a qualquer momento, danificando o carro, lesando passageiros, causando acidentes, etc. O risco é alto.

airbags-takata-recall

Foto: reprodução / AutoEsporte

 

Até agora, no Brasil, desde 2010 dezesseis montadoras já convocaram recalls. Algumas delas, por demora ou negar inicialmente a convocação de veículos, sofrem processos administrativos pelo Ministério da Justiça. De toda forma, trabalhos estão sendo feitos pelas montadoras e pelos órgãos competentes para assegurar a integridade dos passageiros.

Histórico das convocações

As primeiras a convocar seus veículos vendidos em solo brasileiro foram as japonesas: Honda e Toyota foram se precaveram entre 2010 e 2013, chamando mais de 60 mil veículos. Ainda em 2013, a BMW chamou mais de 2.300 unidades de vários modelos, e a Nissan chamou 148 unidades dos modelos Frontier e Pathfinder.

Em 2014, a Chevrolet também entrou nas convocações, incluindo o Agile e a Montana. Toyota, Honda e Nissan continuaram convocando mais modelos. Em 2015, Subaru, Mitsubishi e Chrysler também entraram na contagem junto com as outras montadoras: nesse ano, juntas, totalizaram mais de um milhão de recalls.

Nesse ano, Audi, Volkswagen, Jeep, Lexus e Fiat também passaram a fazer parte das convocações, compondo o quadro dos milhões de veículos convocados.

A Revista AutoEsporte listou todos os modelos chamados pelas montadoras. Se você deseja conferir se seu carro está incluído, acesse aqui.

Categoria: Dicas e Informações

Comentários