Quanto tempo deve durar o estofamento de um carro?

Publicado em: fev 22 2017 por admin

Muito pouca gente sabe, mas o estofamento do veículo também deve ser de preocupação do motorista, ainda mais porque ele tem uma vida útil. E além de tudo, não se trata apenas de conforto, mas também de saúde, já que um estofamento em bom estado garante a acomodação correta do motorista. Saiba mais.

Segundo o engenheiro Francisco Satkunas, conselheiro da SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), há uma média de tempo definida pelas montadoras para a duração do estofamento: cinco anos, para uso constante. Fique atento à essa medida, porque caso você esqueça de checar a resistência das peças, pode basear-se nela.

Porém, tudo depende do uso e das condições que desgastam as peças. A mais importante delas, mais do que o revestimento dos bancos, é a espuma. Ela que é responsável pela acomodação correta das costas do motorista no banco. Abrasão, exposição solar e os movimentos do corpo são o que gradativamente prejudicam os materiais e podem prejudicar o usuário do veículo.

Quando estão sendo montados, os bancos dos veículos passam por testes envolvendo todos os fatores que diminuem a vida útil dos materiais, mencionados acima. Portanto, quando você adquire um veículo, pode crer que o banco estará com uma vida útil média de cinco anos. Mas, claro, fique atento ao uso e desgaste, principalmente da espuma.

Para os bancos de couro legítimo, o tempo e os fatores que diminuem a vida útil são os mesmos, mas eles precisam de mais cuidados. Para cuidar da aparência e resistência do material é importante passar um pano úmido eventualmente e realizar uma hidratação em média a cada seis meses. Esses cuidados irão evitar o couro de rachar ou desbotar. Caso o material seja sintético, sua vida útil tende a ser menor.

Gostou de nossas dicas? Quando se trata de cuidados com seu veículo e customizações, você sabe que pode contar com a equipe preparadíssima da Sigma. Conheça nossos serviços!

 

Com informações de Quatro Rodas.

 

 

 

 

Categoria: Cuidados com o seu carro, Dicas e Informações

Comentários