Quando verificar a troca de óleo, fluidos e filtros e revisão de suspensão?

Publicado em: set 20 2019 por admin

troca de oleo

Manter o funcionamento e a performance de um carro exige uma série de cuidados, que devem ser tomados periodicamente. Essas práticas de manutenção e revisão automotiva abrangem diversas fases e componentes funcionais do veículo, sejam eles mecânicos, eletrônicos, pneumáticos, etc.

Entre os itens que exigem uma revisão constante, a troca de óleos, fluidos e filtros do carro é uma medida essencial ao seu bom funcionamento. Mas você saberia identificar o momento de realizar essa troca? Não? Pois é justamente disso que iremos nesta publicação. Vamos lá!

TROCA DE ÓLEO

Com o tempo, os óleos perdem sua propriedade, o que acaba afetando sua atuação enquanto agente lubrificante. Por isso, a importância de verificar e trocar o óleo periodicamente. Mas, para saber quanto efetuar a troca, é preciso considerar alguns fatores. Veja só.

• Veículos menos utilizados

Caso o seu carro rode com pouca frequência, a troca de óleo deve ser realizada a cada 12 meses. Para veículos que utilizam óleo sintético, a troca pode ser feita de 10 mil a 15 mil quilômetros rodados, já que o carro não fica exposto permanentemente às variações de temperaturas geradas, entre outras coisas, pelo trânsito.

• Veículos mais utilizados

Se você, contudo, utiliza o seu carro para trabalhar ou em viagens diárias, recomenda-se que a troca de óleo seja feita a cada 5 mil quilômetros rodados. Isso porque veículos que passam mais tempo no trânsito acabam exigindo mais do motor.

Fique de olho: outra dica importante é saber a recomendação de óleo específico para o seu carro. Essa informação pode ser obtida no manual de cada veículo ou com um profissional especializado. Assim, o proprietário saberá se a indicação é para óleo mineral (vida útil mais curta) ou óleo sintético (vida útil mais longa).

Conheça os serviços de Auto Center da Sigma Car.

TROCA DE FLUIDOS

Os fluidos são responsáveis por lubrificar, limpar e refrigerar componentes dos carros, garantindo um desempenho adequado. Para cumprir essas funções, entretanto, é necessário ficar atento ao período de troca desses fluidos.

Existem diversos tipos de fluidos e cada um tem uma dinâmica diferente, por isso, para entender quando trocá-los, é necessário fazer uma distinção por tópicos.

• Fluido do freio

No manual de cada veículo, vem a indicação do período de troca do fluido do freio. Em geral, recomenda-se a troca a cada dois anos.

• Óleo do câmbio

A troca desse fluido também é indicada no manual. O período pode variar conforme o modelo do carro: fluidos de câmbios manuais duram muito tempo; já de câmbio automáticos, a vida útil é bem mais curta.

• Líquido de arrefecimento

Recomenda-se que toda a água e o aditivo referentes ao sistema de arrefecimento do carro sejam trocado a cada dois anos, no máximo.

• Óleo do Motor

Para trocar esse fluido, deve-se considerar o modelo do carro. Porém, em geral, é recomendado que a troca seja feita a cada 10 mil quilômetros ou a cada seis meses.

• Fluido de direção hidráulica

Esse fluido exige manutenção constante por profissionais para que se reconheça o momento correto para a troca. Entretanto, as próprias montadoras recomendam um período para a substituição, o que pode ser encontrado no manual.

TROCA DE FILTROS

Cada filtro do carro exerce uma função específica. Portanto, o gasto deles não é uniforme. Abaixo, destacamos os tipos de filtro e seus respectivos períodos de troca.

• Filtro de combustível

Em média, recomenda-se que a troca deve ser feita entre 10 mil e 15 mil quilômetros. O período de troca pode variar conforme o uso e modelo do carro.

• Filtro de óleo

Como esse filtro está intimamente ligado à função do óleo, o ideal é que ele seja trocado toda vez que for trocado o óleo do carro.

• Filtro de ar

Montadoras recomendam que a troca seja realizada a cada 10 mil quilômetros. Outra recomendação é trocar o filtro de ar toda vez que trocar o óleo e o filtro de óleo, fazendo uma limpeza completa do sistema. Mas existem ainda, Filtros de Ar Esportivos laváveis, que não precisam ser trocados, somente lavados por profissionais com produtos específicos.

• Filtro de ar condicionado

Para esse tipo específico de filtro, não há período estipulado, pois depende muito do quanto e como o carro é utilizado. A necessidade de troca, contudo, pode ser identificada com checagens periódicas.

Conheça os serviços de Auto Center da Sigma Car.

Conheça os filtros esportivos da Sigma Car.

 

Categoria: Cuidados com o seu carro, Dicas e Informações

Comentários