Quando trocar a bateria do carro? Veja 5 sinais que indicam a troca

Publicado em: jul 19 2021 por admin

kumpan-electric-30D7430ywf4-unsplash

Você já precisou ficar parado no trânsito por falhas na bateria? Esquecer a luz interna ou o som ligado são uma das maiores causas de redução na vida útil da bateria. Ninguém merece chamar o guincho ou fazer a popular “chupeta” para recuperar a carga, afinal, este é um acessório teoricamente de fácil monitoramento e manutenção. 

A bateria do carro tem uma vida útil de, em média, 2 a 3 anos, segundo alguns fabricantes. Mas, a troca da bateria está relacionada também ao seu uso. Em carros com pouco uso de ar-condicionado, sistemas de sons sem grandes exageros e lanternas com uso normal, o componente poderá ter uma duração maior. 

Dificuldade em ligar o carro 

Esse problema é um dos mais tradicionais e piora em dias mais frios. Você tenta dar a partida no veículo e mesmo com inúmeras tentativas de ignição, nada acontece. Ou até mesmo o motor faz um barulho esquisito…na maioria das vezes o problema está na bateria!  

Mas, fique atento: se o carro demonstra dificuldade para ligar com mais frequência, pode ser que a falha esteja no alternador, pois uma bateria fraca não volta a ter carga sozinha. Quando o problema é realmente na bateria, a demora para ligar o motor só aumenta, até que se torna impossível dar a partida. Para que isso não aconteça, realize a troca da bateria. 

Falhas nas luzes  

Esse problema pode acontecer em duas frentes: nas luzes do painel ou nos faróis. Se notar uma falha em algum sistema elétrico, como problemas nas luzes ou oscilações, ou as luzes do painel perderem a intensidade ou acionarem sozinhas, procure um local especializado, como uma auto elétrica, para fazer a manutenção.  

Desempenho prejudicado 

A perda de desempenho do veículo é sinalizada quando outros componentes não funcionam com força total. Se o ar condicionado está fraco ou quando liga o rádio, o carro perde sua performance, uma sugestão é de que a bateria está com problemas por não estar conseguindo alimentar todos os itens que dependem dela.  

Bateria com cheiro forte 

Quando a bateria é super aquecida, o ácido sulfúrico presente nela reage ao calor e gera um cheiro forte e desagradável. Se isso acontecer, não espere para fazer a troca da bateria ou correrá o risco de desenvolver problemas mais graves ao veículo. 

Oxidação  

A bateria apresenta uma cor esverdeada em sua superfície? Xiii, o cobre sofreu oxidação! Você já deve ter reparado em alguns objetos tomados por uma cor esverdeada, como moedas e canopla de registro, certo? Esse aspecto de envelhecimento esverdeado ocorre em materiais que contém a substância. 

Confira também: Cuidados ao escolher a bateria do seu som automotivo.

Você já conhece as redes sociais da Sigma Car? Acompanhe nossos perfis no Facebook e Instagram e fique por dentro das customizações!

Categoria: Cuidados com o seu carro, Sigma
Tags: , , , , ,

Comentários