Quando começaram os opcionais que hoje são quase obrigação

Publicado em: dez 08 2016 por admin

Itens como vidros e travas elétricas, direção hidráulica e ar-condicionado são praticamente disponíveis em qualquer modelo hoje, mesmo que em versões um pouco mais caras. De toda forma, hoje em dia esses “mimos” são praticamente comuns, se tornando até necessidade de alguns condutores.

Mas, como sabemos, nem sempre foi assim. Assim como os motores eram menos tecnológicos (e lentos), também o conforto dos veículos não era muito grande. Onde tudo começou? Com auxílio da Motorshow, nós descobrimos os modelos “pioneiros” nessas inovações.

Obrigatórios hoje em dia em todos os veículos vendidos por aqui, o freio ABS veio com os anos noventa. O Santana de 1991, segunda versão do modelo, introduziu esse sistema de frenagem nos carros nacionais.

Foto: reprodução / Seminovos

 

O Santana já vinha com vidros elétricos como opcional, mas isso porque dez anos atrás, em 1981, o Ford Del Rey versão Ouro (top de linha) havia introduzido essa maravilha no mercado nacional, junto às travas elétricas.

Voltando um pouco mais no tempo, lá na década de 60, o Ford Galaxie, sonho de consumo de qualquer pessoa que até remotamente desejasse um carro, foi também o primeiro a possuir direção hidráulica, especificamente em 1967. Esse carro foi realmente demais.

Considerando que já faziam parte de lojas e cinemas desde a década de 1920, o ar-condicionado demorou um pouquinho para aparecer nos modelos nacionais. Mas foi lá em 1966 que o Willys Itamaraty lançou a novidade, além de ser um dos primeiros carros a ser projetado especificamente para nosso mercado.

E é mais ou menos assim que os veículos foram cada vez mais competindo entre seus opcionais, trazendo cada vez mais inovações entre itens de conforto.

É sempre interessante saber como começaram as coisas que hoje parecem tão comuns, não é? Para mais curiosidades e informações, continue acompanhando nosso blog semanal. Estamos sempre atrás de coisas interessantes para você.

 

 

 

 

Categoria: Curiosidades

Comentários