Por que você não deve esquecer de calibrar os pneus

Publicado em: jun 24 2016 por admin

Sempre que você ouvir o barulho da bomba de calibragem apitando, lembre-se de que você está ampliando sua segurança e a economia de seu carro.

As indicações nos dizem para calibrar os pneus do veículo a cada semana. Caso você deixe isso passar, seu carro ficará mais “pesado” com a falta de pressão, ou seja, você vai precisar de mais potência e, portanto, maior consumo de combustível. Além disso, a vida útil dos pneus também é prejudicada, podendo ser reduzida em até 45%.

 

Calibrando os pneus

Foto: reprodução / Blog.Ceabs

 

Mas as piores consequências podem ser na segurança. Selecionamos alguns problemas que podem surgir caso seus pneus não recebam os devidos cuidados:

 

Danos no pneu

Em casos de baixa pressão, além de maiores áreas da borracha ficarem em contato com o solo, o pneu fica baixo demais e sua resistência é menor. Sendo assim, ao passar acidentalmente por um buraco ou subir em um meio-fio, há mais riscos de formar bolhas no pneu, já que a pressão do ar não é suficiente para suportar a instabilidade pela qual o veículo está passando.

Quando bolhas se formarem, é mais um motivo para você ficar atento. Se uma delas estourar, você terá de jogar o pneu fora.

 

Cheque o estado dos pneus constantemente

Foto: reprodução / G1

 

Mais fácil de aquaplanar

Por serem responsáveis pela área de contato entre o carro e o chão, qualquer mudança na dinâmica dos pneus irá afetar o comportamento do carro frente a determinadas situações.

Em dias de muita chuva, quando os pneus estão murchos (mais baixos), eles empurram quantidades maiores da água que está à sua frente, constantemente acumulando-a. Sob velocidades maiores, com tamanha área molhada à sua frente, os riscos de aquaplanagem crescem exponencialmente.

 

Se for um SUV, pode capotar

Por serem veículos mais altos e largos que os carros comuns, os SUV possuem seu centro de gravidade também em um ponto elevado. Se eles não possuíssem pneus mais largos, com paredes (responsáveis por segurar maior parte do peso) maiores, capotariam facilmente.

Porém, quando estão murchos, os pneus dos SUV criam tamanho contato com o chão a ponto de ficarem “subjugados” a ele. Isso porque, em curvas muito fechadas, o pneu fica demasiado preso ao chão, impedindo com que o sistema de suspensão e estrutura do veículo trabalhem corretamente para mantê-lo estável. Isso pode fazê-lo capotar.

 

Evite os perigos da aquaplanagem

Foto: reprodução / WebMotors

 

Esperamos ter ajudado você a saber o que fazer para manter seu carro rodando perfeitamente. Caso você esteja precisando de qualquer serviço em seus pneus, de manutenção à troca, pode contar com a Sigma.

 

Fonte: AutoEsporte

Categoria: Cuidados com o seu carro

Comentários