Para rebaixar o carro e melhorar pilotagem, escolha as molas esportivas

Publicado em: fev 02 2021 por admin

Tem uma coisa que já passou pela cabeça de todo apaixonado por carros: “será que devo rebaixar o meu?”. Quem já pesquisou sobre o assunto deve ter ouvido falar das molas esportivas, que diminuem a altura do veículo e trazem outras vantagens. E você, já conhecia elas?

Hoje você vai conhecer melhor as molas esportivas, aprender o que elas podem fazer pelo seu carro e saber como instalá-las dentro das leis. Acompanhe!

O que as molas esportivas fazem?

A primeira utilidade dessas molas é que elas rebaixam o carro, que fica entre 3 e 4 cm mais perto do chão. Mas não pára por aí: o veículo fica mais estável e seguro de pilotar, já que seu centro de gravidade abaixa. A distância de frenagem é diminuída e é mais fácil de evitar derrapagens e patinagens na pista.

Para quem gosta de uma direção mais esportiva, essas molas são ideais. Além de fazer o carro absorver melhor os impactos do asfalto, a aceleração também fica mais responsiva.

E o dono que instala molas esportivas não precisa se preocupar com danos na estrutura do veículo. Cada modelo é fabricado para um modelo específico de carro. Se você tem um VW Golf, por exemplo, precisa utilizar as molas para o Golf considerando as especificações do motor, o ano, entre outas coisas. Não se preocupe, pois, profissionais especializados, como é o caso do time da SIGMA, saberão bem qual modelo instalar.

E como funciona a lei?

Praticamente todo brasileiro sabe que personalizar seu carro é um processo um pouco trabalhoso. Desde 2014 com a resolução nº 479 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o rebaixamento voltou a ser permitido, seguindo alguns critérios e procedimentos específicos.

As regras existem por um bom motivo: servem para definir e aplicar padrões de segurança para os motoristas. Quem optar pelas molas esportivas pode ficar tranquilo, já que essa opção é garantida há muito tempo.

O que fazer

O primeiro passo é se dirigir ao Departamento de Trânsito (DETRAN) local antes de qualquer alteração e pedir uma Autorização Prévia da Autoridade de Trânsito, que vai permitir o início da modificação do carro. O ideal é aproveitar a ida ao DETRAN para tirar todas as dúvidas sobre as próximas etapas e custos envolvidos (que costumam variar em cada região).

Após instalar as molas esportivas novas, o próximo passo consiste em levar o carro a um posto do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (o Inmetro) para realizar a Inspeção de Segurança Veicular. Depois dela, o motorista deve levar o carro para mais uma vistoria, dessa vez no DETRAN. No fim, recebe-se o famoso Certificado de Segurança Veicular (CSV), que deve ser levado ao DETRAN local para liberar a alteração no documento do veículo, constando as modificações.

O processo todo é um pouco trabalhoso, mas o resultado, com certeza, vale a pena. As molas esportivas são uma opção perfeita para quem quer fazer um upgrade no visual e na pilotagem ao mesmo tempo.

Molas esportivas é na SIGMA

Se você já está pensando em suas novas molas esportivas, o primeiro passo é buscar uma loja profissional que trabalhe com peças de qualidade. Aqui na SIGMA, contamos com a qualidade das molas EIBACH, uma líder mundial no segmento. Conheça mais sobre as molas EIBACH aqui.
Além do melhor em qualidade, a SIGMA oferece molas esportivas para dezenas de modelos de veículos. Escolha a opção certa para seu carro em nossa loja online e faça aquele sonhado upgrade!

Categoria: Acessórios Automotivos, Automação Residencial, Carros Personalizados, Cuidados com o seu carro, Curiosidades, Dicas e Informações, Rodas e Pneus, Sigma, Som Automotivo
Tags: , , , , , ,

Comentários