Para que serve a tabela FIPE? Como usá-la?

Publicado em: dez 24 2015 por admin

A tabela de preços da FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) é uma das mais importantes e mais usadas referências de preços de veículos atualmente presente no mercado. Tamanha sua importância, ela está presente entre a maioria dos comerciantes de carros, que a consultam rotineiramente para estarem informados sobre os valores e movimentação do mercado automobilístico.

tabela-preço-fipe

 

O que é a tabela FIPE?

Essa tabela serve como referência de preços de todo o mercado nacional para compra e venda de carros, ela se baseia em uma pesquisa de média apurada em todo o território brasileiro, descartando valores muito acima ou muito abaixo da média.

Mas além de uma ferramenta de comércio, a tabela da FIPE também serve como uma base de cálculo para o valor cobrado para o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores), e também para os cálculos de seguradores ao estipularem franquias e apólices.  Outro ponto importante é saber que a tabela varia de acordo com o momento do mercado, porém não varia de acordo com a região.

Certo, agora você já tem uma ideia da importância da tabela da FIPE, mas como usá-la?

 

Consultando a FIPE

Você pode consultar o valor do veículo fazendo uma busca do modelo na tabela. Lá será exibido a média de preço referente ao momento da consulta em valor de Reais.

 

Seguro baseado na FIPE

Caso o valor do seu veículo, na sua região, seja superior ao descrito na tabela, invista em porcentagem superior a 100% do seguro, assim não terá problemas com valores caso haja algum imprevisto.

 

Compra e Venda com base na FIPE

Na hora de vender ou comprar um veículo, esteja de olho nos valores do mercado, você pode usar a tabela para ter uma base do que pode estar ou não acima do valor médio e melhorar a sua negociação,

 

A tabela não é complicada e é uma ferramenta efetiva na hora de tomar certas decisões referentes ao seu veículo. Experimente acompanhar os valores e fique por dentro para fazer um bom negócio: http://www.fipe.org.br/web/index.asp

Categoria: Dicas e Informações
Tags: , , ,

Comentários