Os sistemas de conectividade dos carros nacionais

Publicado em: out 30 2013 por admin

É praticamente inevitável que a tecnologia tenha cada vez mais espaço na vida do motorista moderno. E falamos disso nos referindo diretamente à “cabine de comando”, ao habitar de quem dirige seu veículo.

Alguns estudos, por exemplo, que garantem que todos os carros, até 2025, sairão de fábrica conectados – ou seja, possibilitando interações por telefone ou internet, ligados a smartphones ou computadores mesmo.

A seguir, trataremos dos quatro principais sistemas de conectividades presentes nas tradicionais montadoras do mercado nacional.

Fiat: Blue & Me

O sistema da italiana Fiat está disponível, como item de série ou opcional, em modelos como Punto, 500, Bravo e Linea – variando em cada versão. Nele, se destacam os controles ao volante e o comando de voz, ao contrário do navegador que deixa a desejar.

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Parte dos pontos positivos se devem à parceria da Fiat com a Microsoft. Chamadas por voz, leitura de mensagens SMS e conectividade são recursos intuitivos e úteis.

O navegador, necessário para funções como o GPS, no entanto, perde para aplicativos modernos comoWaze a Google Maps, que são capazes de melhor orientar os condutores.

Volkswagen: Discover Pro

Na VW, o destaque fica por conta do controle que alerta para as condições do veículo e da tecnologia modular sensível ao toque. A limitação é justamente o ponto fraco do sistema, disponível apenas no novo Golf – alguns recursos não funcionam ainda no mercado nacional.

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O sistema de telefonia conecta até dois celulares por Bluetooth ao mesmo tempo, acessíveis por diferentes funções. O painel multimídia é funcional e, em configurações mais completas, possui tela de 8 polegadas.

No monitor, ainda, todo o carro pode ser monitorado, com cada função exemplificada – passível de controle ou personalização por parte do condutor. O sistema de navegação é 3D.

Chevrolet: My Link

Na fabricante do grupo GM, o sistema está disponível em modelos como Spin, Cobalt, Onix e Prisma, também levando em conta a configuração do veículo como item de série ou opcional.mylink2

Os controles no volante são limitados a alguns modelos, bem como o comando de voz, o que acaba constando como um ponto negativo à marca. Ainda assim, a navegação e o controle de funções do carro se destacam.

Todas as ações, praticamente, são feitas diretamente na tela disponível no painel, o que pode tirar a atenção do motorista quando o mesmo está conduzindo o veículo. O sistema de navegação BrinGo oferece mapas 3D e atualização do trânsito em tempo real, mas deve ser baixado como um aplicativo.

 

Ford: Sync

Na Ford, modelos como New Fiesta, Fusion, EcoSport, Edge e Novo Focus têm a central multimídia com sistema de conectividade. Se tratando da montadora, o ponto fraco fica diretamente relacionado ao GPS, também bastante convencional e facilmente superado por aplicativos modernos.

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Ao contrário da Chevrolet, comando de voz e controles ao volante são pontos diferenciados e positivos – já existe a opção em português do Brasil, mas que exige fala clara e precisa.

A tela central, igualmente, chama atenção em alguns modelos da frota, dentre os citados anteriormente: possui 10 cm e pode ser customizada para abranger todas as funções do sistema.

É possível perceber que cada marca tem seu diferencial, e que com o tempo os recursos vão sendo melhorados.

Fontes: Auto EsporteAutomóvel Blog

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