Os efeitos que as cores tem no ambiente

Publicado em: dez 03 2016 por admin

Na hora de pensar na decoração de um cômodo da sua casa, as cores não podem ficar de fora. Isso porque elas conseguem afetar a maneira com a qual sentimos o ambiente e como nos relacionamos com ele, numa espécie de efeito transformador.

Foto: reprodução / Intetto

Nesse post traremos algumas dicas sobre combinações de cores e os efeitos que possuem. Antes de mais nada, a primeira coisa a se fazer é perceber o seu ambiente, principalmente seu tamanho e sua disposição. Depois disso, se pergunte: que efeito estou procurando? 

O branco e o cinza são conhecidas cores neutras, aquelas que combinam com “quase qualquer coisa”. Mas a melhor característica dessas cores é que elas permitem uma liberdade na hora de compor os objetos. Com paredes brancas e/ou cinzas, você pode abusar das cores fortes na unidade dos objetos; pense em amarelo, laranja, vermelho, azul turquesa.

 

Foto: reprodução / Hometeka

Se o seu ambiente é relativamente pequeno e você não quer dar a impressão de que ele é menor ainda, evite utilizar cores quentes (vermelho, laranja e amarelo) e opte pelas cores frias (azul, roxo, verde). Elas são conhecidas por “afastar” quem observa, e assim pode dar a impressão de um espaço maior. 

Já se você tem um espaço amplo e quer ele cause um efeito de proximidade com as pessoas e os objetos, criando uma sensação de vibração, então, a melhor ideia é utilizar as cores quentes. 

Caso você queira focar em apenas uma cor – querendo invadir o ambiente com o seu azul predileto, por exemplo -, você pode ir trabalhando entre os tons, variando do mais claro ao mais escuro. Essa é uma opção para quem busca criar harmonia e singularidade. 

Foto: reprodução / Hometeka

 

A harmonia no ambiente também pode ser atingida através das cores complementares, aquelas que estão opostas no círculo cromático, como o azul e laranja, vermelho e verde, amarelo e roxo. Perceba que uma cor complementar é aquela que não está presenta na mistura de duas primárias. Quando elas compõem partes de um ambiente, elas chamam atenção para si de formas idênticas, criando uma harmonia de intensidades. 

 

Foto: reprodução / Hometeka

 

Ter um ambiente que cause boas sensações é essencial. A Sigma Home sabe disso e, com a ajuda de seus projetistas, utiliza a tecnologia para trazer mais conforto para sua residência. Conheça nosso trabalho.

 

Com informações de Hometeka.

Categoria: Sem categoria, Sigma Home

Comentários