Os carros mais complicados de consertar no Brasil

Publicado em: jan 13 2017 por admin

Antes de comprar um carro novo, seja 0 km ou seminovo, um fator muito importante a ser considerado é o da manutenção. As peças são fáceis de encontrar? O custo médio delas é elevado? Quanto tempo geralmente leva o reparo? Todas essas perguntas devem passar pela cabeça de um motorista que está pensando em logo visitar uma concessionária.

19º lugar: Citroën C4 Lounge

Foto: reprodução / Exame

Pensando nisso, o Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi) elaborou um índice dos carros mais custosos e difíceis quando o assunto é conserto. Considerando diferentes fatores, o estudo fez o levantamento entre 33 diferentes modelos fabricados no Brasil, Mercosul e importados.

Como foi feito

Carros compactos, médios e de diferentes valores foram avaliados no índice. No total, eles foram acompanhados durante 12 meses, tempo em que cada veículo foi testado durante e após uma batida leve, a 15 km/h – essas colisões correspondem a mais de 75% das ocorrências registradas em grandes cidades.

Passando por esses testes de impacto, o veículo é levado a uma oficina. A partir daí, fatores como acessibilidade à peças, tempo e gastos com mão de obra e itens são levados em consideração para compor o índice. A experiência é, em suma, a mesma que teria um motorista.

Com os dados obtidos, os veículos recebem notas de 0 a 60, onde a mais alta indica o carro mais “problemático” para o consumidor

Em 2016, a Fiat foi a marca que mais bancou posições entre os primeiros colocados. A seguir, você confere a lista dos dez carros mais complicados de consertar no Brasil:

1º: Citroen C4 Lounge – sedã médio – 52 pontos;

2º: Fiat Novo Palio – hatch compacto – 49 pontos;

3º: Peugeot 308 – hatch médio – 48 pontos;

4º: Fiat Linea – sedã médio – 46 pontos;

5º: Fiat Bravo – hatch médio – 44 pontos;

6º: Fiat Palio Fire – hatch compacto – 44 pontos;

7º: Fiat Grand Siena – sedã compacto – 43 pontos;

8º: Fiat Uno – hatch compacto – 41 pontos;

9º: Ford Ecosport – utilitário esportivo – 40 pontos;

10º: Peugeot 408 – sedã médio – 40 pontos.

 

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Com informações de Exame.

 

Categoria: Dicas e Informações

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