Os benefícios dos faróis de LED

Publicado em: mar 30 2016 por admin


Com o passar dos anos, os LEDs têm ganhado cada vez mais espaço entre os automóveis. A Audi, por exemplo, se marcou como a primeira montadora a utilizar a tecnologia, quando a inseriu nas luzes de condução diurna em seu modelo A8 L W12, ainda em 2004. Ao conquistarem mais espaço entre as marcas, ficou mais fácil de perceber seus benefícios.

Farol Audi

 Foto: reprodução / car.blog

 

Já é de conhecimento popular o fato de as lâmpadas de LED gastarem menos energia. Geralmente, esse fato é sempre associado à iluminação residencial, mas o mesmo se aplica àquela utilizada nos automóveis. Por transformarem a maior parte da energia que passa pelo circuito em luz visível, e não em calor, os LEDs fazem melhor uso da carga da bateria utilizada nos faróis.

Além de economia, a segurança também é outro ponto forte. Uma pesquisa da National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), agência americana preocupada com a segurança nas estradas, informa que os benefícios dos faróis de LED podem reduzir em 60% a chance de colisão. Isso é possível porque, com a tecnologia, o tempo de resposta dos faróis (período para acenderem) é bem menor quando comparado aos faróis convencionais.

LEDS

Foto: reprodução / soleds

 

Voltando ao fator da economia, podemos falar de outro dado favorável: menor gasto de combustível. Pode parecer estranho, mas é verdade. O motivo é que, quando um automóvel possui sua iluminação a base de LEDs, os circuitos, fiação e lâmpadas são mais leves em relação a outros modelos. Com o carro menos pesado, o motor gasta menos combustível para funcionar.

A vida útil é outro fator que influencia muito na utilização dessa tecnologia. Alguns fabricantes indicam que seus produtos são feitos para durar até 15.000 horas. Provavelmente você não vai ser incomodado por aquela sensação de perceber, logo antes de sair de casa, que há uma lâmpada queimada no seu farol.

Depois dessas dicas, que tal equipar seu carro com faróis de LED? Segurança e economia são coisas que não se negam.

 

Fonte: AudiCenterBH, CotandoSeguro.

 

 

Categoria: Curiosidades, Dicas e Informações, Sigma

Comentários