O (futuro) meio de transporte mais rápido do mundo

Publicado em: jul 29 2016 por admin

Viajar a 1.200 km/h parece uma passagem de um filme futurista, não é? Na verdade, parece uma realidade relativamente próxima. O Hyperloop, ainda em elaboração, promete ser o meio de transporte de passageiros mais rápido do mundo.

 

Hyperloop seria capaz de viajar a 1200 km/h

 

Foto: reprodução / Smithslawyears

 

O projeto consiste numa cápsula hermeticamente fechada – onde, no caso, ficariam os passageiros – que viajaria através de um tubo com baixa pressão atmosférica em seu interior. É uma combinação entre a ideia do “transporte à vácuo” com o uso de motores elétricos lineares para fazer a estrutura levitar sobre os trilhos. Assim, a resistência ao ar, solo e condições climáticas seriam anuladas.

O responsável pelos conceitos-chave do Hyperloop foi o sul-africano Elon Musk, já envolvido em iniciativas de sucesso com empresas como PayPal, Tesla e SpaceX, todas afinadas com inovações tecnológicas.

As primeiras ideias para o projeto surgiram em 2013 quando Musk imaginou compressores de ar e um motor linear de indução que conduziriam uma cápsula hermeticamente fechada no interior de um tubo com pressão atmosférica reduzida.

Os primeiros testes foram realizados recentemente, em maio. Uma versão protótipo do Hyperloop, em uma pista de teste, levou 1,1 segundo para alcançar 187km/h e atingiu 483km/h em uma pista com 1km de comprimento.

Há muitas cabeças interessadas em trabalhar no projeto, tanto em sua viabilidade quanto em implementação. Um grande problema, porém, tem sido os custos: cada quilômetro de tubo, por exemplo, por onde o Hyperloop trafegaria, sairia por, aproximadamente, U$28 milhões.

Será que veremos (ou não, considerando sua velocidade) o Hyperloop atrevessando grandes distâncias em futuro próximo?

 

Fonte: Extra.

Categoria: Curiosidades

Comentários