Montadoras começam a corrida para lançar o primeiro carro que se dirige sozinho

Publicado em: mai 22 2015 por admin

Nessa semana, o CEO da Nissan, Carlos Ghosn, declarou que os carros da montadora capazes de dirigir sozinhos estarão prontos em 2020. Além da Nissan, Audi, BMW, Ford, GM, Mercedes-Benz e Volvo também tem projetos de carros capazes de rodar com o mínimo de influência do motorista possível.

Nissan-Leaf-Carros-Que-Dirigem-Sozinhos

Foto: Nissan Leaf. Reprodução/Auto Esporte

A Volvo parece ser ainda mais ousada que a Nissan, a montadora tem planos de colocar os primeiros carros que dirigem sozinhos para o consumidor em 2018.

O ponto fraco do carro que se dirige sozinho da Volvo e das outras montadoras é que as estradas ao seu redor também precisam ser inteligentes, dispondo de ondas de rádio e internet de alta velocidade. Sem isso, o carro volta a ser um carro comum, com alguns dispositivos sofisticados.

Já Para 2017, a Volvo fechou um acordo com a prefeitura de Gotemburgo, na Suécia. Ela disponibilizará 100 automóveis inteligentes para rodar na cidade. Em contrapartida, a prefeitura irá conceder a infraestrutura necessária para esses carros. Caso o projeto dê certo, os carros estarão disponíveis paraa venda no início de 2018, e seis meses depois, deverão chegar ao Brasil, com um custo adicional de 12 mil reais a mais que o valor normal do carro.

A Nissan também não garante carros com dispositivos 100% autônomos. Segundo seu CEO, eles terão funções de conectividade e daráo ao motorista uma experiência única, entretanto, precisarão das estradas inteligentes, assim como os protótipos da Volvo. Ghosn afirma que o público demora a se adaptar a uma tecnologia nova, por isso a cautela em lançar carros totalmente independentes. Mesmo assim, ele não descarta essa possibilidade para o futuro.

A frente das grandes montadoras está o Google. Sim, o Google! A empresa possuí um projeto em fase de testes de um carro 100% autônomo. Ele será se locomoverá conectado ao Google Street View, e também receberá sensores que permitirão identificar objetos e pessoas em seu caminho.

Na Califórnia, o carro já está sendo colocado para andar nas ruas, com isso, a empresa pretende descobrir a reação das pessoas ao verem um carro que se movimenta sozinho. Claro que um motorista fica dentro do carro, para evitar possíveis problemas, mas, em tese, o carro se controla por conta própria, sob uma velocidade máxima limitada a 40km/h. Confira o vídeo do teste realizado nas ruas da Califórnia (disponível apenas em inglês).


Os criadores do veículo tem a convicção de que o carro será um grande benefício para todos, pois protegerão motoristas e pedestres de acidentes causados por erros humanos: “Veículos que podem levar alguém de A para B com o apertar de um botão poderiam transformar a mobilidade para milhões de pessoas, seja reduzindo em 94% os acidentes causados por erro humano, recuperando as bilhões de horas perdidas no tráfego ou trazendo as destinos cotidianos e novas oportunidades ao alcance daquelas pessoas que de outro jeito poderiam ser excluídos dado sua incapacidade de dirigir um carro.”.

A Sigma Car ainda não possuí nenhum aparelho que faça seu carro se locomover sozinho, mas nossa linha de gps e sensores podem te ajudar a viver experiências, no mínimo, semelhantes. www.sigmacar.com.br

Fontes: Auto Esporte, Olhar Digital, G1 Tecnologia

Categoria: Curiosidades, Lançamentos
Tags: , , , ,

Comentários