Megarecall de airbags atinge mais de 2 milhões de carros no Brasil

Publicado em: jun 30 2016 por admin

Um problema que foi reconhecido seis anos atrás tem tomado proporções enormes: por conta da utilização de materiais impróprios na fabricação de seus airbags, milhões de veículos tem sido convocados em todo o mundo, na maneira de um megarecall, para ter os componentes de segurança verificados e trocados.

 

Airbags devem passar por recall imediato Foto: reprodução / OficinaBrasil

 

Nos últimos anos, milhões de carros de várias montadoras diferentes receberam airbags da empresa japonesa Takata, que fabrica os equipamentos com materiais específicos. Descobriu-se que gases utilizados na composição dos airbags sofrem alterações com o tempo, levando o dispositivo a explodir. No mundo, dezenas de milhões de veículos já foram convocados para a troca do sistema.

No Brasil, mais de 2 milhões e 100 mil carros já foram convocados, entre modelos de onze diferentes montadoras. A Honda conta mais de 1 milhão e 300 mil convocações, seguida pela Toyota, Nissan, RAM, Chevrolet, Chrysler, Jeep, Subaru, Lexus, Volkswagen e Audi.

O problema consiste nas alterações químicas que materiais utilizados na fabricação dos airbags sofrem com o tempo. O nitrato de amónio, um dos geradores de gases, sofre alterações quando exposto à umidade, podendo inflar as bolsas de segurança antes do tempo. Isso faz com que a estrutura metálica que contém o dispositivo fique sobre pressão excessiva e exploda, podendo projetar fragmentos no motorista. O resultado pode ser fatal.

 

Airbags em recall podem explodir, danificando os passageiros

Foto: reprodução / DiariodoNordeste

 

A primeira convocação feita pelas montadoras, em relação ao problema dos airbags da Takata, foi feita em 2010. Na época, a Honda informou que quase 10 mil unidades do Civic abrigavam dispositivos que apresentavam riscos ao passageiro. Hoje, só nos Estados unidos, já são mais de 60 milhões de veículos em recall.

Até junho, de acordo com as montadoras e o Procon, aproximadamente 10% dos dispositivos instalados em carros brasileiros haviam sido consertados. Nos E.U.A. o índice é semelhante. Airton Evangelhista, presidente da Takata Brasil, avisa: “É um problema gravíssimo. Para todo mundo que eu puder recomendar, digo: faça o recall do seu carro”

O site Autoesporte divulgou uma lista de todos os recalls realizados até agora no Brasil.

 

 

Fonte: Autoesporte.

Categoria: Dicas e Informações

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