Geralmente, quando detectamos alguma avaria em nosso carro, rapidamente já pensamos nas consequências que aquele problema dará para nosso bolso. Porém, muitas vezes, o reparo acaba sendo mais barato do que parece.
O martelinho de ouro é uma técnica de funilaria artesanal que começou a ser utilizada há algumas décadas nas fábricas de automóveis. Quando começou a ser utilizada no Brasil, a técnica teve um nome que diz muito sobre sua serventia: DSP (Desamassamento Sem Pintura). Ela tinha a serventia de consertar eventuais amassados na lataria dos carros em montagem.
Foto: reprodução / qcveículos
Quando a lataria de um veículo é amassada, caso a tinta não tenha sido removida, o conserto não precisa ser feito num funileiro (profissional que realiza inúmeros serviços com chapas de metal). Para um serviço mais rápido e (geralmente) mais barato, o martelinho de ouro é uma boa opção.
O que o profissional vai fazer é, utilizando um martelo leve e golpes precisos, dar pequenas batidas na peça da lataria, desamassando-a aos poucos, para que volte ao estado original. Assim, a lataria do automóvel pode ser desamassada sem a utilização de soldas, lixas especiais ou outros produtos. Não há muito segredo, não é?
Mas é bom dizer novamente: caso a tinta tenha sido avariada, a técnica não serve para o problema. Em casos em que pode ser aplicada, é uma ótima solução para reparar de forma rápida e economia o veículo – algo importante principalmente em automóveis que possuem peças de alto custo.
Fonte: Desamassa, CarroDeGaragem