Martelinho de ouro: como funciona e quando é possível optar

Publicado em: abr 20 2018 por admin

O martelinho de ouro é um serviço que até parece mágica. Quando surge algum amassadinho imprestável interrompendo o brilho da lataria, é a ele que recorremos para consertar o estrago. Não à toa, aqui na Sigma o serviço é bastante requisitado.

Mas e aí, você sabe como o martelinho de ouro funciona? Se ainda não, vamos mostrar hoje o que essa técnica de funilaria bastante simples e utilizada há décadas nas oficinas e lojas de reparo é capaz de fazer.

Um método de reparo mais barato

Quando foi inventado, o martelinho de ouro tinha um nome bastante sugestivo: DSP (Desamassamento Sem Pintura). Ela tinha a serventia de consertar eventuais amassados na lataria dos carros em montagem. Atualmente, ele serve para qualquer pessoa em qualquer momento, desamassando carros sempre que necessário.

Antes de tudo, precisamos dizer: não é utilizado um martelo de ouro no processo. Uma série de ferramentas são utilizadas para preparar a lataria, evitar danos à pintura e superfície e, claro, para desamassar. 

As ferramentas exatas dependem de cada oficina. No entanto, muitas delas usam itens como a lixadeira politriz angular, que, como o nome diz, serve para lixar; o soprador térmico; a ventosa, responsável por retirar os amassados, entre outros itens.

Resultado de imagem para martelinho de ouro

Quando usar o martelinho de ouro

Quando a lataria de um veículo é amassada e a tinta continua intacta, o conserto não precisa ser feito num funileiro  – serviço muito mais demorado, custoso e elaborado. Para um serviço mais rápido e mais barato, o martelinho de ouro é ideal.

O que o profissional vai fazer é, utilizando um martelo leve e golpes precisos, dar pequenas batidas na peça da lataria, desamassando-a aos poucos, para que volte ao estado original.

Assim, a lataria do automóvel pode ser desamassada sem a utilização de soldas, lixas especiais ou outros produtos. Junto ocorre o serviço de preparação e polimento, que deixarão a superfície nova de novo. Não há muito segredo, como você pôde perceber.

E aí, gostou de saber mais sobre esse serviço? Sempre que estiver precisando, lembre-se que a Sigma também realiza reparar com martelinho de ouro, deixando seu carro novo de novo. Até a próxima! ;)


Com informações de Kennedy.

 

Categoria: Sigma

Comentários