Tecnologia lê a mente do motorista para evitar acidente nas estradas

Publicado em: fev 19 2018 por admin

A tecnologia fez muito mais para os carros do que “apenas” motores mais econômicos e competentes e sistemas de segurança mais eficientes. Carros elétricos já são uma realidade, os autônomos provavelmente estarão logo aí e, ao que parece, em algum tempo próximo teremos um veículo que lê a mente do motorista.

Não é que logo poderemos controlar carros apenas com nosso cérebro ou algo desse tipo. Estamos falando de uma tecnologia apresentada pela Nissan  que lê ondas cerebrais dos motoristas para antecipar os movimentos que ele vai fazer.

Lê a mente do motorista - Sigma

Motorista com o capacete B2V. Imagem: reprodução / Quatro Rodas.

Como ela lê a mente do motorista

Chamado de Brain2Vehicle (B2V), o sistema foi apresentado na CES, a maior e mais prestigiada feira de tecnologia do mundo. Ele funciona através de um capacete que liga as respostas do cérebro do indivíduo à central de comandos do veículo.

A Nissan não explicou muito como o B2V funciona, nenhum cálculo envolvido no processo, nem nada. Certamente, seria um pouco difícil de explicar o funcionamento do sistema na íntegra. Mas o que sabemos é que o B2V atua em um espaço de tempo extremamente pequeno, de cerca de 300 milisegundos, entre o ato de pensar e a contração de um músculo resultante.

A ideia do Brain2Vehicle não é fazer o motorista dirigir sem as mãos, mas atuar quando os membros podem falhar na hora de virar o volante para uma manobra ou pisar no freio. É muito comum, especialmente entre motoristas menos experientes e mais nervosos, que o reflexo em momentos cruciais seja demorado, mesmo que ele(a) saiba exatamente o que fazer.

O B2V, segundo a Nissan, serviria justamente para esse momento, sendo uma ótima ferramenta para evitar acidentes. A tecnologia serve para melhorar a qualidade da condução, de acordo com a montadora, consequentemente melhorando a segurança as estradas.

Mesmo que não dirija pelo motorista, ela também vai ser de grande ajuda para os futuros carros autônomos. Ao perceber as respostas cerebrais, ela pode “pegar” o jeito de dirigir do condutor, antecipando suas respostas e conhecendo seu comportamento. Quem sabe o que o futuro nos reserva?


 

A Sigma Car vai ficar de olho nessa e outras invenções que certamente vão influenciar nossas vidas como motoristas. Para continuar acompanhando mais notícias sobre o mundo dos automóveis, continue acompanhando o blog da Sigma!

 

Categoria: Curiosidades

Comentários