Largura do pneu e estabilidade: entenda a relação

Publicado em: jul 15 2016 por admin

Analisando atentamente o pneu do seu carro, ou os expostos nas vitrines das lojas, é possível notar diferentes especificações e números. Uma dessas informações é referente à largura do pneu, algo que afeta muito mais do que a estética do veículo.

 

Largura e estabilidade

Foto: reprodução / Chavesnamão

 

 

A estabilidade e desempenho do carro são diretamente afetados pelas características dos pneus. A largura ideal para cada veículo é algo que depende tanto do porte do automóvel quanto de sua potência. Mas a tendência é que quanto mais largo o pneu, mais duro ele seja.

Uma lógica simples precisa ecoar na cabeça do proprietário: quanto maior e mais pesado for o veículo, mais largo precisa ser o pneu, porque o carro precisa de uma grande área de contato com o solo. Aqui podemos lembrar de outra tendência, mais comum: quanto mais largo o pneu, maior a estabilidade.

Mais isso não quer dizer que qualquer carro deve adotar pneus largos, simplesmente porque garantem maior estabilidade. É importante a relação com a potência e torque do veículo. Carros menos potentes não necessitam de pneus muito largos, por exemplo, porque, ao criar muito atrito com o solo, o desempenho do veículo é prejudicado.

Já carros mais potentes requerem pneus com dimensões maiores pelo risco da perda de tração. Em suma, o que deve ser observado nesse quesito são as características técnicas do veículo. Podemos dizer que potência e tamanho é algo que sempre terá relações com a largura ideal.

No manual do seu veículo, você consegue encontrar especificações sobre os pneus ideais para a versão de fábrica do automóvel. Caso você esteja pensando em modificações, não deixe de falar com os especialistas da Sigma, que vão ter todas as informações necessárias.

 

 

Fonte: Economia.terra

 

 

Categoria: Curiosidades, Dicas e Informações, Rodas e Pneus

Comentários