Saiba quais são os próximos itens obrigatórios de segurança dos veículos brasileiros

Publicado em: fev 28 2018 por admin

Ao longo dos anos vemos a chegada de itens de segurança que passam a ser obrigatórios nos veículos. O intuito é aproveitar o desenvolvimento de peças e sistemas mais baratos para aumentar os cuidados com o motorista, já que segurança nunca é demais. Nos próximos anos, novos itens vão passar a fazer parte dos carros nacionais.

Recentemente, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou alguns itens que devem obrigatoriamente fazer parte dos carros fabricados no Brasil até 2023. O Conselho também publicou uma lista de alguns outros que devem ser discutidos nos próximos anos se passarão a ser obrigatórios ou não.

Itens obrigatórios de segurança - Sigma

O que se tornará obrigatório

Entre os mais importantes está o controle de estabilidade, que deve ser obrigatório para todos os veículos até 2022. O sistema funciona controlando cada freio do carro eletronicamente para exercer pressão exata necessária em momentos de possível instabilidade, como em curvas em alta velocidade ou desvios bruscos de rota. O intuito de tornar obrigatório o controle de estabilidade é principalmente de evitar acidentes na estrada.

Outro item de segurança obrigatório serão as luzes diurnas, que farão com que as luzes de cidade acendam automaticamente assim que o carro ligue. Vale lembrar que há pouco se tornou obrigatório o uso de farol baixo nas estradas durante o dia, mas logo a medida parou de valer. As luzes diurnas serão obrigatórias definitivamente até 2023.

Outros itens que devem chegar juntos e mais cedo aos carros brasileiros é o terceiro cinto de três pontos e encosto de cabeça para o banco traseiro. Já foi comprovado que esses dois itens reduzem riscos de fatalidades em acidentes, já que o cinto segura mais o corpo e o encosto evita que o passageiro bata bruscamente a cabeça. Até 2020 é esperado que todos os carros vendidos no país tenham esses itens.

Também até 2020 deve se tornar obrigatório a disponibilização do Isofix, um prendedor de cadeirinhas de criança. A utilidade desse item é que, diferente do cinto de segurança, ele é preso diretamente na lataria do carro, tornando-o mais fixo e seguro. A norma exigirá o Isofix em pelo menos um assento traseiro.

Possíveis futuros itens obrigatórios

Todos esses que falamos acima estarão de fato nos carros brasileiros em um futuro próximo. No entanto, o Contran programou a regulamentação de mais 13 possíveis itens obrigatórios para os próximos 3 anos.

Isso quer dizer que nos próximos meses o Conselho estará discutindo as condições desses itens até o prazo da regulamentação para decidir se estabelecerá um prazo para a implementação desses itens.

Entre todos eles podemos destacar alguns: o gravador de dados de acidente de trânsito (espécie de caixa preta para o veículo, que grava dados sobre o acidente); a frenagem automática emergencial (que auxilia o veículo a frenar no tempo e na intensidade certas para evitar acidentes); aviso de afivelamento dos cintos de segurança (avisos luminosos ou sonoros sobre o afivelamento dos cintos); e sistema de visibilidade traseira (a obrigatoriedade da instalação de câmeras traseiras nos veículos).

Para conferir os outros itens a serem avaliados em um futuro próximo vale conferir o post do UOL sobre as medidas.

Gostou das novidades? A Sigma está sempre de olho em todas as informações que podem ser úteis para sua vida de motorista. Para mais, continue acompanhando nosso blog!


Com informações de Quatro Rodas.

 

Categoria: Dicas e Informações

Comentários