Índice mostra os carros menos seguros à venda no Brasil

Publicado em: dez 27 2016 por admin

Ao comprar um veículo novo, muitos pensam que a segurança é um o fator mais relevante a ser levado em consideração. Se você está pensando em adquirir um zero quilômetro, esse texto pode te ajudar na escolha.

Foto: Divulgação / Renault

 

Um estudo realizado pelo Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi), da seguradora Mapfre, indicou os carros menos seguros sendo vendidos no Brasil. Entre 293 versões de 58 veíuclos de 14 montadoras que atuam no país – o que abrange 90% dos automóveis novos comercializados no ano passado -, a pesquisa viu várias versões do Renault Logan, do Fiat Palio Fire e até da gigante Nissan Frontier entre os 10 menos seguros.

 

Critérios

O índice existe desde 2008, mas foi mudando seus padrões ao longo do tempo para se adequar aos novos perfis dos carros 0km, que hoje obrigatoriamente possuem airbag e ABS, por exemplo.

Cinco fatores são analisados no estudo: Seguranças Ativa e Passiva: freios, estabilidade, tração e estrutura de proteção interna para ocupantes; Assistências à Condução e a Segurança: presença de equipamentos que auxiliam na condução do veículo (desembaçadores de vidro, controle de velocidade, etc.) e itens que alertam sobre condições de uso do automóvel (avisos sonoros e luminosos); e Proteção ao Pedestre: componentes que suavizam danos às vítimas em atropelamentos, como capô ativo, barras de proteção, airbags de pedestres, etc.

Os veículos analisados vieram da lista dos mais vendidos de 2015, divulgada pela Fenabrave. Analisados nos fatores que falamos acima, eles receberam dois tipos de pontuação: por estrela (quanto menos estrelas, menor a segurança oferecida) e por número (quanto maior o número, menos seguro é o veículo).

Demos uma olhada na lista da Cesvi e trouxemos para você os dez primeiros colocados, ou seja, os dez veículos 0km menos seguros sendo comercializados no país seguindo esses critérios. Veja só:

  • 1º lugar: Renault Logan Authentique 1.0 16V Flex – 52 pontos e uma estrela;
  • 2º lugar: Renault Clio Expression 1.0 4p – 52 pontos e uma estrela;

  • 3º lugar: Fiat Palio Fire Way 1.0 Flex - 52 pontos e uma estrela;

  • 4º lugar: Fiat Palio Fire 1.0 Flex (40 e 2p) – 52 pontos e uma estrela;

  • 5º lugar: Renault Logan Expression 1.6 Flex – 50 pontos e duas estrelas;

  • 6º lugar: Renault Logan Expression 1.0 16V Flex - 50 pontos e duas estrelas;

  • 7º lugar: Renault Logan Dynamique 1.6 8V Flex - 50 pontos e duas estrelas;

  • 8º lugar: Renault Logan Dynamique 1.0 8V Flex - 50 pontos e duas estrelas;

  • 9º lugar: Nissan Frontier SV Attack AT - 50 pontos e duas estrelas;

  • 10º lugar: Nissan Frontier S MT - 50 pontos e duas estrelas.

 

É sempre bom ficar por dentro dos índices de segurança dos nossos veículos, fator essencial para evitar fatalidades no trânsito. Para mais informações relevantes sobre carros brasileiros e internacionais, continue acompanhando nosso blog.

 

Com informações de Exame.

 

Categoria: Dicas e Informações

Comentários