Iluminação Automotiva: conheça os tipos de lâmpadas para carros

Publicado em: jun 20 2020 por admin

luz de led

Já faz algum tempo que as lâmpadas veiculares passaram a incorporar a indústria de tecnologia e as fabricantes de carros, permitindo ao mercado automotivo muito mais possibilidades em design, funcionalidade e baixo consumo de energia no quesito iluminação.

Dos modelos mais tradicionais aos mais sofisticados, hoje nós vamos conhecer os principais tipos de lâmpadas para carros e verificar quais são as principais características de cada uma. Vamos lá?

TIPOS DE LÂMPADAS PARA CARROS

LÂMPADA LED

O LED é uma sigla para o termo Light Emitting Diode (Diodo Emissor de Luz), que permite aos componentes elétricos efetuarem a iluminação com um formato diferente das lâmpadas tradicionais, emitindo a luz pela corrente elétrica.

Por ser uma tecnologia mais cara, pode ser que o LED ainda enfrente certa resistência para se popularizar, entretanto é inegável os benefícios que as lâmpadas de LED para carros apresentam, como por exemplo:

  • Economiza até 74% de energia
  • Possui uma luminosidade mais intensa
  • O alcance da iluminação é maior
  • Há menor consumo de combustível

Entre outros.

Além disso, outro destaque das lâmpadas de LED está no fator design e estética, que deixa qualquer veículo muito mais impressionante no quesito personalização e detalhes. O Audi A8, por exemplo, foi um dos pioneiros no uso da tecnologia e possui um visual elegante e robusto ao mesmo tempo.

LÂMPADA XENON

Diferente do LED, o xenon utiliza xenônio para gerar o efeito luminoso, mas também é uma boa opção no quesito economia, uma vez que consome pouca energia e a durabilidade é boa, em média 6 anos.

O destaque da lâmpada xenon nos veiculos está na potência que ela oferece, algo em torno de três vezes mais do que os modelos de lâmpadas tradicionais. Ao mesmo tempo que esse destaque pode ser positivo para o motorista, também pode causar grandes problemas.

E diante disso, é preciso ficar atento a dois itens específicos:

  • Por se tratar de uma tecnologia mais forte, é preciso que a lâmpada de xenon esteja devidamente regulada, com as lentes dos faróis limpos, para que a iluminação seja projetada apenas para a pista e não ofusque os motoristas que trafegam pelo sentido oposto.
  • A instalação do xenon é proibido por lei, o que significa que a lâmpada xenon para carros só pode ser utilizada quando vem de fábrica. A modificação da lâmpada original do veículo pelo modelo xenon é proibida e a infração é grave, com multa no valor de R$ 195,23 e retenção do veículo.

Portanto, cuidado com as modificações irregulares no automóvel.

LÂMPADA HALÓGENA

As lâmpadas halógenas constituem o modelo mais comum de lâmpadas em veículos e se assemelha ao tipo de lâmpada residencial, incandescentes e iluminadas por uma resistência, além da cor amarela predominante.

A baixa capacidade de iluminação é ideal para não ofuscar nenhum outro motorista, mas ainda sim garantir os padrões de segurança exigidos para a estrada. O valor baixo da lâmpada também é outro fator que contribui para a sua popularização.

Existe no mercado também o modelo conhecido como lâmpada Super Branca, que possui a mesma tecnologia halógena, porém com atuação em uma faixa de temperatura mais alta, o que permite que o facho de luz seja mais intenso e branco.

LÂMPADA A LASER

As lâmpadas a laser para veículos surgiram com a grande nova tendência mundial de veículos e é atualmente o modelo mais tecnológico de iluminação automotiva. O elemento promete uma grande inovação em design e eficiência.

Um dos grandes benefícios na iluminação a laser está no tamanho do acessório, que pode ser muito menor do que os atuais e gerar um brilho de até 4x o de LED. Toda essa potência permitirá equipamentos de iluminação veicular cada vez menores e com maior alcance.

Alguns veículos de luxo como BMW i8, Audi R8 LMX e BMW Série 7 largaram na frente na utilização da nova tecnologia.

E aí, curtiu o conteúdo? Você pode conferir mais orientações sobre o requisitos dos sistemas de iluminação e sinalização de veículos no documento da Resolução nº 227 do CONTRAN.

Aproveite para deixar seu comentário e dizer pra gente qual é o seu tipo de lâmpada para carro preferido! Continue acompanhado o blog da Sigma para mais dicas sobre o universo automotivo.

Categoria: Carros Personalizados, Curiosidades
Tags: , , , , , , ,

Comentários