Hidratação de banco de couro: chegou a hora de fazer a sua!

Publicado em: set 25 2020 por admin
Imagem: Divulgação Sigma Car

Imagem: Divulgação Sigma Car

A hidratação de banco de couro é algo extremamente necessário para garantir a longevidade do material. Aprenda um pouco mais a respeito!

Precisamos saber de uma coisa: você já fez em seu carro alguma vez na vida uma hidratação de banco de couro? Ainda não? Pois saiba que esta prática é uma grande aliada para que o interior do seu auto tenha muito mais longevidade.

É comum encontrarmos carros por aí onde o proprietário acaba não tendo este carinho especial, deixando com que os bancos fiquem ressecados ou até mesmo completamente rachados. O que é uma incrível pena, pois isso acaba gerando um custo muito maior de manutenção do que se tivesse antes se preocupado com pequenas ações de prevenção como esta.

Sendo assim, para você começar a ter a hidratação de banco de couro como um hábito de cuidado com o seu carro, vamos te mostrar neste artigo um pouco mais sobre como a prática funciona. Acompanhe com a gente nas próximas linhas:

Um pouco sobre bancos de couro

Uma das grandes vantagens de se ter bancos de couro é aquela sofisticação sem comparação aos bancos de tecido, não é mesmo? Porém, não apenas por isso, mas os bancos de couro são muito mais fáceis de serem higienizados. Você precisa apenas passar um pano para que ele fique limpo novamente, de uma maneira rápida e prática.

Mas, mesmo não sendo tão evidente quanto um tecido, não podemos esquecer que o couro é um tecido orgânico e necessita muito mais que uma simples limpeza. Este material precisa de cuidados especiais, como uma boa hidratação regularmente.

Vamos então ver como realmente se faz uma hidratação de bancos de couro:

Hidratação de bancos de couro: quando fazer?

O principal objetivo de se fazer uma hidratação é conservar o estofado por muito mais tempo. Assim, você evita que ele fique ressecado, que apareçam rachaduras ou que seu aspecto demonstre desgaste.

Obviamente, você investiu uma boa parcela em seus bancos e não quer que eles pareçam velhos, não é mesmo? Mas, você pode ser uma das muitas pessoas que não sabem qual o momento certo de se fazer a manutenção preventiva. Correto?

Alguns responderão a você que o certo é fazer mensalmente, outros anualmente. Porém, a frequência dependerá de fatores externos. Isso porque depende muito da região em que você mora e das condições climáticas em que seu carro é constantemente exposto – como a umidade do ar. Além disso, a periodicidade do uso do ar condicionado também conta bastante.

Sendo assim, o mais indicado para se realizar a hidratação de banco de couro é em torno de 6 meses. Mas, vale lembrar que, se o clima da sua região é mais seco, ou se você é um usuário ativo de ar condicionado, o couro do seu banco poderá ficar mais ressecado que o comum. Neste caso, a frequência da manutenção preventiva deve ser menos espaçada.

Como fazer a hidratação?

Primeiramente, escolher um bom produto para fazer a hidratação é muito importante. Ou seja, o ideal é usar um produto de qualidade para não acabar expondo o couro ainda mais ao ressecamento ou algum dano permanente.

O hidratante é um agente que nutre suas fibras, deixando-o com uma aparência ainda mais nova. Além disso, ele cria uma camada de proteção na superfície do couro contra os efeitos externos.

Para uma hidratação eficaz, é legal pensar em levar seu carro para uma equipe especializada. Porém, se você for fazer em casa, é só seguir estas dicas:

Dicas para hidratar o couro

Limpe seu carro para retirar toda a poeira acumulada, assim como os objetos que possam estar dentro do carro, e selecione um hidratante de qualidade. Inclusive, será melhor se ele for líquido. Isso porque dessa maneira o hidratante será facilmente absorvido pelo couro.

Lembre-se que toda a extensão do couro deve ser hidratada, espalhando o produto por todo o banco em quantidades homogêneas. Deixe agindo por aproximadamente 45 minutos e depois, é só passar uma flanela para retirar os excessos.

Agora você já sabe como se faz uma hidratação de banco de couro! Se precisar de qualquer informação, ou de atendimento especializado, entre em contato com a gente!

 

 

Categoria: Cuidados com o seu carro, Dicas e Informações
Tags: , ,

Comentários