Guia: como saber o aro da sua roda

Publicado em: dez 29 2015 por admin

Primeiramente, vamos ver algumas informações importantes: aro é como chamamos a circunferência da roda que vai dentro do pneu. Perfil é a altura do pneu, quanto maior a roda, menor o perfil e vice-versa.  Ambos trabalham suas medidas harmonicamente, uma vez que é obrigatório manter o tamanho do conjunto externo (pneu e aro). Essa medida do conjunto externo não pode variar mais de 3% para mais ou menos, o que garante o desempenho e segurança do veículo.

Hoje o peso da estética é poderoso, e o olhar do consumidor está ficando tão aguçado quanto seu poder de influência na mudança do mercado e dos produtos. Os carros, até um tempo atrás, costumavam vir com aros 13” de fábrica, tendo opções de 14” e no máximo 15”, mas nos últimos anos isso mudou, sendo que aros 13” estão quase sendo deixados de lado, uma vez que ouve um aumento considerável dos aros 15”.

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Qual o motivo disso?

Bom, os carros cresceram e o aro teve de acompanhar para manter a harmonia no design. Visualmente, é incômodo o espaço entre o aro e o para-lamas, o que mostra a necessidade de um aro maior para preencher esse vazio. Nos dias de hoje há customizações que possuem até mesmo aro 38”, reduzindo radicalmente o perfil do pneu.

 

O aro influência no desempenho?

Sim, influência principalmente na sensibilidade do motorista. Enquanto os aros menores, 13”, 14”, proporcionam uma experiência mais macia, os aros maiores 15”, 16”, dão uma maior sensibilidade ao piloto, que consegue sentir melhor as irregularidades de uma pista.

 

Qual o aro ideal pra minha roda?

Essa é uma questão muito pessoal. Tecnicamente os aros menores são indicados para quem costuma dirigir em terrenos irregulares, pistas com mais obstáculos, pois assim terá maior conforto na hora dirigir, mas se o motorista  está acostumado a pistas mais limpas e regulares, os aros maiores não serão problema. Mas é também uma questão de levar o gosto em conta, há quem sinta o conforto dos aros menores, mas prefira os maiores pela beleza, assim como quem não ligar para a beleza, apenas para conforto.

 

Qual a diferença entre os aros?

Além da estética e da sensibilidade da performance do veículo, é importante também estar atento a calibragem dos pneus, considerando a alteração nos seus tamanhos, portanto, na sua capacidade.

 

É importante ter em mente que a alteração dos aros é algo muito delicado, uma modificação irregular pode causar danos a estrutura do veículo e até mesmo expor o motorista a riscos graves.

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