Grandes Pilotos da História #01: Mika Hakkinen

Publicado em: jun 12 2015 por admin

Quem acompanhava a Fórmula 1 no fim da década de 90, sente saudades de um bicampeão da categoria, que tinha frieza e a exímia técnica, como maiores características. O Finlandês Mika Hakkinen, abre nossa série de grandes pilotos da história. Contaremos um pouco da história e dos grandes feitos dessa lenda do esporte.

Hakkinen-mclaren

Foto: Reprodução/F1 Fanatic

Desde muito cedo, o garoto Mika Hakkinen mostrava vontade de pilotar. Aos 05 anos, ele já corria de kart em Helsinque, junto com seu pai. Aos 07, venceu sua primeira corrida, e três anos depois, o garotinho se tornou campeão de kart e começou a se habituar com as conquistas.

Crescido, ganhou espaço no mundo da velocidade, e em 1990, aos 22 anos, conquistou a Fórmula 3 Inglesa, pela equipe Ralt-Mugen. Na última corrida da temporada, já campeão, buscava a vitória, mas em sua frente havia um jovem alemão mostrando muito serviço. O finlandês buscou a ultrapassagem por várias vezes, mas o garoto o impedia com bonitas manobras. A briga foi até o fim, e Hakkinen teve que aceitar sua derrota para aquele garoto, que viria a ser seu grande rival ao longo da carreira: Michael Schumacher. Aquele foi o primeiro encontro entre os dois, mas o que viria depois era o que realmente importava

1991 marcou a primeira temporada de Hakkinen na Fórmula 1. Mesmo com o fraco e desacreditado motor Judd, da Lotus, ele chamou a atenção no grande circo da Fórmula 1. Em Ímola, Mika realmente mostrou porque era considerado um jovem talento: Largando da 25ª colocação e se aproveitando do festival de erros dos pilotos que vinham a sua frente, mostrou segurança e chegou em quinto, marcando seus primeiros pontos na Fórmula 1.

Em 1993, Hakkinen foi chamado para correr pela poderosa Mclaren, ao lado do brasileiro Ayrton Senna, e no ano seguinte, Senna foi para a Williams, disputar sua última (e trágica) temporada na Fórmula 1. Com isso, Hakkinen assumiu a posição de piloto principal da equipe, posto que não largou mais até o fim de sua carreira.

Em 1994 e 1995, a Mclaren possuía motores fortes, mas pouco confiáveis, por isso os resultados de Hakkinen não foram tão expressivos. Ele teve que ver, sem nada poder fazer, o garoto alemão, Michael Schumacher, que o havia atrapalhado em 1991, se tornar bicampeão mundial.

Em 1995, Hakkinen sofreu um grave acidente no GP de Adelaide, perdeu um pedaço da língua e passou 2 dias em coma. Se não fosse pelo excelente trabalho dos paramédicos, o resultado poderia ter sido mais trágico.

Voltando para a Fórmula 1 no ano seguinte, ele ainda não dispunha de um grande carro, mas continuava com a confiança equipe Mclaren, que conhecia o potencial do finlandês.

No último grande prêmio da temporada 1997, Jacques Villeneuve e Michael Schumacher disputavam o título, e Hakkinen conseguiu segurar o ritmo do alemão durante toda a prova, garantindo o título ao canadense. Nas últimas voltas, com Schumacher fora, Villeneuve retribuiu o favor ao finlandês e concedeu a primeira vitória de Hakkinen na Fórmula 1. Após anos com carros ruins, problemas de motor, e péssimas lembranças, Mika vencia sua primeira corrida.

A vitória parece ter dado um ânimo na carreira do piloto, no ano seguinte, muitas mudanças no regulamento da Fórmula 1 transformaram a Mclaren em um carro praticamente imbatível e apenas um piloto parecia capaz de parar o finlandês. Sim, ele mesmo, Michael Schumacher, da Ferrari.

Hakkinen venceu as duas primeiras provas da temporada (Austrália e Brasil), e viu o alemão levar a vitória na Argentina. Ao longo da temporada, Mika e Michael se alternaram na liderança, travaram grandes batalhas, brigaram ponto a ponto pelo título. Schumacher chegou no último GP, em Suzuka, com uma grande vantagem, se fosse quarto colocado, seria o campeão.

Com problemas no treino de classificação, o alemão largou em último, mas seu talento e vontade de bater Hakkinen eram enormes, e na volta 31, ele já estava em terceiro lugar. Foi ai que algo histórico aconteceu: O pneu da Ferrari estourou e Schumacher foi obrigado a abandonar a prova. Pronto! Caminho livre para Hakkinen se tornar campeão mundial de Fórmula 1.

mika-hakkinen-michael-schumacher

Hakkinen e Schumacher – grandes rivais
Foto: Reprodução/Bola na Rede

Em 1999, parecia que Hakkinen e Schumacher se enfrentariam novamente pelo título, mas um grave acidente tirou o alemão da temporada e abriu espaço para um novo adversário: O irlandês, Eddie Irvine. Ponto a ponto, eles duelaram ao longo da temporada, mas a vantagem do irlandês parecia ser impossível de ser revertida na última prova. Mas Suzuka parecia um circuito mágico para o finlandês, ele fez uma prova brilhante, e Irvine não conseguiu mostrar serviço. Assim, ele se tornou bicampeão do mundo.

Os anos seguintes foram de domínio da Ferrari, a Mclaren não conseguia montar um bom carro, e, desmotivado, o finlandês abandonou a carreira em 2002, aos 34 anos.

Apaixonada por velocidade, a Sigma Car presta sua homenagem ao grande Mika Hakkinen, um dos maiores pilotos da história. Faça como ele, nunca desista de seu sonhos. Por mais difíceis que possam parecer, uma hora um circuito de Suzuka entrará em sua vida e mudará sua sorte.

Fontes: Velocidade Máxima

Categoria: Sem categoria
Tags: , ,

Comentários