Grandes Circuitos do Mundo #04 – Indianápolis

Publicado em: ago 24 2015 por admin

Falar do circuito de Indianápolis é contar a história da mais tradicional do corrida do mundo, a Indy 500, também conhecida como as 500 Milhas de Indianápolis. A prova acontece no templo da velocidade, o Indianapolis Motor Speedway, em Indiana, e os pilotos da Fórmula Indy encaram um longo desafio, no circuito oval mais conhecido do planeta.

Em 1906, o cliclista Carl Graham Fisher fundou o circuito, utilizando 3,2 milhões de tijolos (sim, tijolos!). Hoje, o que resta dessa trilha de tijolos é uma faixa de um metro de largura, que marca a linha de chegada da corrida. A pista possuí 4 quilômetros, portanto, para se completar as 500 milhas, são necessárias 200 voltas no grande oval.

circuito-de-indianapolis

Foto: Reprodução/Snake Motor

Depois de muito tempo tentando promover competições de motocicletas, ou balões, Fisher decidiu que era a hora de apostar em carros velozes e resistentes, e em 1911, surgiu a primeira edição das 500 Milhas. Foram inúmeros carro inscritos, mas aqueles lentos demais para competir foram rejeitados. Em 1911 foram 40 pilotos na prova, e o vencedor foi Ray Harroun.

Durante o período das guerras mundiais, o circuito ficou abandonado, e em 1945 o motor speedway era um grande terreno tomado por um enorme matagal. Foi ai que a lenda do automobilismo, Wilbur Shaw, três vezes vencedor das 500 Milhas, fez uma série de investimentos no autódromo, e conseguiu que o banqueiro Tony Hulman comprasse o terreno, e o mantivesse como circuito. Até hoje, a pista de Indianápolis é de propriedade da família Hulman.

De lá, para cá, Indianápolis passou por uma série de reformas, e um miolo não-oval foi construído dentro da grande circunferência da pista. Hoje, o circuito também faz parte do calendário da Fórmula 1, onde é utilizado o miolo e uma parte do oval.

Grandes pilotos já venceram as 500 Milhas, escreveram seus nomes na história do esporte, e cumpriram uma tradição da prova: comemorar bebendo leite. Nada de champanhe! Ao vencedor, uma gostosa – e nutritiva – garrafa de leite.

Voltando aos vencedores, podemos encontrar nomes que marcaram a história do automobilismo mundial, e se tornaram inesquecíveis: Gaston Chevrolet, Mauri Rose, Jhonny Rutherford, Emerson Fittipaldi, Jacques Villeneuve, Hélio Castroneves e Juan Pablo Montoya. Aliás, Montoya é o atual campeão da prova, o colombiano já levantou a taça (e bebeu o leite!) por duas vezes.

montoya-500-milhas-de-indianapolis

Juan Pablo Montoya comemorando sua vitória, em 2015. Foto: Reprodução/Revista Veja

A Sigma Car é apaixonada por carros e cultua os grandes templos da velocidade. Indianápolis é um circuito recheado de histórias, que para conta-las, seria necessário uma enorme série de contos, quem sabe até um blog a parte.

Acesse nosso site e conheça nossa loja virtual, ela está repleta de acessórios para transformar seu carrão na máquina que você sempre sonhou! www.sigmacar.com.br

 

Fontes: Fox Sports, E How

Categoria: Curiosidades
Tags: , , ,

Comentários