Gigantes se unem para a criação de um ecossistema entre veículos conectados

Publicado em: ago 30 2017 por admin

O volume de dados trocados entre os veículos conectados e entre os veículos e a nuvem pode atingir 10 exabytes.

As novas tecnologias já permitem que motoristas troquem informações entre si, criando uma rede de colaboração em tempo real, mas empresas como Toyota, Mazda, Denso, Ericsson Intel e NTT DoCoMo foram além e formaram o Automotive Edge Computing Consortium, consórcio dedicado à criação e desenvolvimento de um ecossistema para reunir e analisar grandes volumes de dados utilizados e compartilhados entre veículos conectados. A ideia é de que este ecossistema permita a condução autônoma e também a elaboração de mapas de navegação em tempo real.

Imagem: Shutterstock

Imagem: Shutterstock

Para que isso aconteça, será necessário estruturar uma rede que possa dar conta do volume de dados que serão trocados entre os veículos conectado e entre estes veículos e a nuvem. Os primeiros estudos apontaram que esta transferência pode chegar a 10 exabytes (10 bilhões de gigabytes) até 2025. Isso corresponde a 10 mil vezes mais o volume atual de tráfego de dados.

Apesar de já ter nacisdo grande, a AECC ainda espera incorporar outros gigantes da indústria automobilística e de telecomunicações mundo afora. O consórcio já sinalizou que estabelecerá um conjunto de orientações para fomentar o trabalho globalmente em parceria com lideranças do ramo da tecnologia. Por causa disso, ainda não foi possível definir padrões para coleta, gestão e análise desses dados.

Continue acompanhando nosso Blog e esteja sempre por dentro das novidades do mundo automotivo, além de receber dicas para manutenção do seu carro e instruções e ideias sobre os usos de nossos produtos.

Categoria: Curiosidades, Dicas e Informações
Tags: , , ,

Comentários