Facilitadores de direção: uma reflexão a respeito

Publicado em: nov 09 2020 por admin

Os facilitadores de direção são realmente uma mão na roda para muitas pessoas. Vamos refletir a respeito a seguir!

Você por acaso lembra do tempo em que apenas o câmbio automático, a direção hidráulica e o sensor de estacionamento eram as incríveis facilidades superinusitadas para a época? Era um período onde sabíamos exatamente onde investir nosso dinheiro, principalmente quando algumas economias se faziam necessárias.

Mas, as inovações tecnológicas não param de surgir. Com o passar do tempo, câmeras e sensores estão cada vez mais funcionais e cheios de novidades. O modo de dirigir, certamente, já não é mais o mesmo. Além disso, essas funcionalidades são importantíssimas na tomada de decisão na hora de investir em um carro.

Sobre facilitadores de direção

Vale lembrar que apenas o seu modo de conduzir o veículo que é o grande determinante ao precisar escolher estas funções. Mas, quais opções temos hoje? Consegue lembrar? Bem, listamos algumas aqui abaixo:

  • Sistema de baliza automática;
  • Camera 360;
  • Alerta de mudança de faixa;
  • Sensor de fadiga;
  • Frenagem automática de emergência;
  • Sensor de ponto cego;
  • Rebatimento automático de retrovisores

Exemplos

Vejamos a comparação destes dois modelos: O Onix da Chevrolet oferece a facilidade do sistema de baliza automático, como funcionalidade opcional. Uma facilidade perfeita para aquelas pessoas que não gostam ou possuem muita dificuldade de estacionar carros.

Já no HB20 da Hyundai, caso algo ou alguém entre repentinamente em seu carro, o automóvel aciona o sistema de frenagem de emergência. Essa é uma opção interessante para quem sempre passa por engarrafamentos em seu cotidiano e detesta andar e parar a todo momento.

O sensor de ponto cego também é um excelente benefício para quem está sempre em trânsito pesado. Afinal, este sensor consegue detectar quando um carro ou uma moto estão exatamente na região do ponto cego para o motorista, ajudando assim a prevenir acidentes.

Quem mudou de um carro baixo para alguma SUVs ou picapes pode precisar desta grande ajuda enquanto ainda não se acostuma com as dimensões do novo carro. O alerta de mudança de faixa também é superútil nestes carros maiores, fazendo a correção do percurso.

Para aqueles que trabalham ou apenas costumam dirigir por longas horas e superdistâncias, uma excelente facilidade, que também previne acidentes, é o sensor de fadiga. De acordo com o modo em que o motorista está guiando o seu carro, o sensor consegue perceber os momentos de cansaço de quem está dirigindo. Assim, o sistema dispara um aviso de sugestão para encostar o carro e descansar por um momento.

Os recursos de auxílio de subida e descida, quando estamos em terrenos muito íngremes, como o Hill Descentralizável Control, são também ótimas opções para pessoas que estão acostumadas com o off-road.

Sem medo da baliza

Ao ouvir “baliza” muitas pessoas já torcem seus ouvidos. Essa é uma das maiores dificuldades para algumas pessoas nos testes de condutores. E, esse medo assombra principalmente os mais jovens ou que estão iniciando no mundo automotivo. Inclusive, muitos nunca aprendem realmente a fazer um bom estacionamento.

Dessa forma, os facilitadores como este são uma grande “mão na roda” para os medrosos. Em suas duas versões, o assistente de estacionamento mais robusto, que normalmente é encontrado em carros premium, consegue acionar o volante, os penais e avisa quando o condutor deve manusear a alavanca de câmbio, drive ou ré. Além disso, para facilitar ainda mais, ele consegue até encontrar uma vaga!

Já os sistemas de baliza mais simplórios precisam que o motorista manobre os pedais de acordo com as indicações que aparecerão no painel. Mas, mesmo sendo um sistema mais simples, ele também consegue encontrar uma vaga e acionar o volante para o condutor.

Outra grande funcionalidade para balizas, além desta automática são as câmeras 360. Este tipo de sistema usa imagens de vários dispositivos instalados por todo o carro, como uma imagem de um drone, e exibe a imagem em uma tela multimídia. A câmera 360 permite que o motorista, ao estacionar, consiga enxergar todo o carro e seu entorno.

No mercado ainda é bem comum encontrar os sensores de estacionamento da traseira e da dianteira. Mesmo sendo uma opção mais simples e mais em conta, já é uma grande ajuda para quem precisa praticar a estacionada.

E, você? O que achou deste artigo? Compartilhe com aqueles amigos que ainda não aprenderam a fazer a baliza! E, em caso de qualquer dúvida, entre em contato com a Sigmacar!

Categoria: Dicas e Informações
Tags: , , , ,

Comentários