Explicamos por que rodas de liga-leve são seguras

Publicado em: mai 12 2021 por admin

rodas-de-liga-leve-são-seguras
Um mito que muitas pessoas ouvem quando resolvem fazer um upgrade no carro é a dúvida de que as rodas de liga-leve são seguras de verdade. A preocupação com segurança é essencial na hora de dirigir, e por isso estamos aqui para tranquilizar você.

No texto de hoje, vamos falar um pouco mais sobre as características das rodas de liga leve, como sua segurança e vantagens. Acompanhe!

Rodas de liga-leve são seguras?

Sim. As rodas de liga-leve são tão seguras quanto as rodas de aço tradicionais, aquelas padronizadas que costumam vir acompanhadas de calotas. E as dúvidas existem justamente por causa dos benefícios dessas peças.

Mais leves, igualmente resistentes

A percepção de que podem ser mais frágeis é justamente pelo seu processo de fabricação, leveza e material. Produzidas em liga de alumínio e silício, as rodas de liga-leve costumam pesar entre 15 a 40% menos do que uma roda de aço e permitem uma variação estética maior.

Nada disso altera sua segurança. Rodas de liga-leve de qualidade passam por uma série de testes antes de chegar às prateleiras: choque térmico, resistência, agentes químicos e impactos de diversos tipos. Como contam os especialistas da revista Quatro-Rodas, são os mesmos testes realizados com as rodas de aço.

Um indicativo de confiança das rodas de liga-leve é o fato de serem utilizadas constantemente em testes de colisão, que também servem para verificar a interferência da roda na segurança da pilotagem como um todo.

Danos superficiais não alteram segurança

Outra motivação para o mito da fragilidade dessas rodas é que, de fato, danos superficiais são mais perceptíveis por causa do seu visual impecável. Contudo, eles não necessariamente afetam a segurança.

Caso você perceba que sua roda de liga-leve está danificada superficialmente, há uma série de testes de medição simples que centros automotivos realizam para certificar de que é seguro continuar rodando. E vamos falar a verdade: é muito, muito difícil danificar a roda a ponto de torná-la insegura.

No quesito segurança, a regra de ouro vale tanto para as rodas de liga-leve como para qualquer peça importante do veículo: sempre aposte em peças homologadas, de marcas confiáveis e com atestado de qualidade. Faz toda a diferença.

Leia também: Saiba tudo sobre seu novo jogo de rodas

Algumas vantagens das rodas de liga-leve

Agora que você já sabe que as rodas de liga-leve são seguras, chegou a hora de conhecer algumas vantagens.

Podemos começar falando da estética, que é uma vantagem indiscutível. Os vários modelos disponíveis no mercado atendem a todos os gostos.

Na hora de vender o carro com rodas de liga, o investimento feito inicialmente pode ser recuperado na revenda, já que o valor pode ser repassado para o preço do veículo.

E existem outras vantagens também para o bolso e segurança. As pastilhas de freio sofrem menos desgaste com as rodas de liga em comparação com as de aço, e por isso duram mais.

Por fim, também podemos falar da suspensão. As rodas de liga-leve não ficam apoiadas na suspensão do carro, o que traz menos esforço para esse sistema. No longo prazo, a diferença se reflete no desgaste de peças e no bolso.

Manutenção fácil!

Ok, agora você pode estar se perguntando: a manutenção das rodas de liga-leve é difícil? Nós já falamos sobre isso aqui no blog, e você pode aprender tudo sobre o assunto clicando aqui. Mas já adiantamos a resposta: a manutenção é fácil!

Se você já está aí pensando no seu novo conjunto de rodas, te convidamos a conhecer os modelos incríveis disponíveis na loja virtual da Sigma. Até a próxima!

Categoria: Sem categoria
Tags: , , , , ,

Comentários