Exercite a gentileza no trânsito

Publicado em: out 11 2017 por admin

Grande parte dos conflitos no trânsito poderiam ser evitados se condutores e pedestres exercitassem mais a gentileza.

Não existem estatísticas precisas sobre o número de vítimas em brigas de trânsito pelo Brasil. Um dado de 2009 que nos ajuda a enxergar melhor este cenário mostra que, naquela época, o 190 da Polícia Militar de São Paulo chegava a registrar mais de 400 casos diariamente. E o número poderia ser ainda maior pois em grande parte dos acontecimentos, por medo, as partes sequer levavam o caso às autoridades.

Imagem: Shutterstock

Imagem: Shutterstock

Oito anos depois, não é difícil perceber que mesmo em maior ou menor número, as brigas de  trânsito continuam a ocorrer por todo o Brasil. Motivadas pelo estresse, impaciência, pressa, problemas pessoais, ou qualquer outro motivo, elas continuam fazendo vítimas todos os dias. Grande parte destes conflitos poderiam ser evitados se condutores e pedestres exercitassem mais gentileza no trânsito.

Evitar e não entrar em provocações é uma das maneiras mais eficazes para conter o início de uma discussão. Procure agir com bom senso. Se o erro foi seu, peça desculpas, e ainda que o motorista aja com grosseria, procura ficar calmo e ser o ponto de equilíbrio da situação. Pense na sua família. Se o erro foi de outra pessoa, saiba distinguir o momento oportuno para agir. Seja educado na abordagem e utilize frases simples e diretas. Uma linguagem mais objetiva ajuda a ir direto ao ponto e evitar má interpretações.

Além disso, procure desenvolver atitudes práticas que promovam o respeito, cidadania e gentileza no trânsito. O seu exemplo pode inspirar outras pessoas. Aguarde a travessia de pedestres, não feche o cruzamento, dê passagem a outro motorista, não grita, peça desculpas, dê espaço para manobras, seja mais paciente com pessoas idosas e condutores iniciantes. Atitudes simples como estas melhoram a sua segurança e promovem um trânsito mais tranquilo para condutores e pedestres. Experimente.

E não deixe de continuar acompanhando o nosso Blog para ficar sempre por dentro de dicas como estas, além de informações sobre o uso dos nossos produtos e  novidades sobre o mundo automotivo. Até a próxima.

 

Categoria: Dicas e Informações
Tags: ,

Comentários