Estamos nos aproximando da época dos carros voadores?

Publicado em: mai 16 2017 por admin

Se carros autônomos já pareciam uma tecnologia muito avançada para você, veículos voadores com certeza devem parecer “coisa de filme”. Mas para empresas como Toyota, Uber, e até a brasileira Embraer, eles são uma realidade próxima.

Resultado de imagem para tóquio tecnologia

Por enquanto, não há nada muito concreto nos projetos, apenas firmações de parcerias, investimentos e prazos. As empresas citadas acima afirmam que gostariam de lançar os primeiros protótipos até 2020. Isso mesmo, daqui a três anos poderemos estar vendo carros voadores decolando.

No fim do ano passado a Uber afirmou que estava reunindo forças para colocar em práticas projetos para a tecnologia. Recentemente, a brasileira Embraer fez parceria com a empresa americana para desenvolver o conceito “Uber Elevate Network”, uma rede de pequenos veículos voadores elétricos programados para deslocamentos verticais em perímetros urbanos. Segundo Mark Moore, diretor de Engenharia de Aviação da Uber, a Embraer seria “um dos parceiros mais experientes da Uber neste segmento”.

E o outro lado do mundo não está ficando para trás. Desde 2012, o projeto Cartivator reúne especialistas que elaboram um projeto de carro voador, batizado de “SkyDrive”, que poderá voar a 100 km/h a uma altura de 10 metros, segundo eles. Recentemente, a grupo anunciou que recebeu uma ajuda financeira do grupo Toyota para os próximos três anos num total de 42,5 milhões de ienes (moeda japonesa), ou cerca de 345 mil euros como incentivo.

Outras empresas, como o Google, apontam que irão direcionar tempo e investimentos na direção de desenvolver essa tecnologia. Larry Page, co-fundador da empresa de sistemas de buscas, também apoia a ideia.

Será que veremos logo esses carros voando por aí? Para saber, continue acompanhando o blog da Sigma!

Com informações de EXAME, ElPaís.

 

 

 

Categoria: Curiosidades

Comentários