Escândalo dos airbags chega um capítulo final

Publicado em: jun 29 2017 por admin

Já falamos aqui sobre o escândalo dos airbags produzidos pela japonesa Takata. Milhões de recalls foram convocados ao redor do mundo, multas imensas foram aplicadas e fatalidades foram comprovadas serem culpa dos defeitos dos dispositivos. Na última semana de junho, a Takata anunciou sua falência.

Dívidas astronômicas

O caso todo foi considerado um dos maiores escândalos da indústria automotiva mundial. Por sorte, os funcionários e todos os materiais pertencentes a empresa serão mantidos e continuarão funcionando, isso porque todo o patrimônio da empresa foi repassado a fabricante de autopeças americana KSS por 1,4 bilhão de euros.

Obviamente, a empresa que vai assumir as operações da Takata irá fazer as mudanças necessárias para que não ocorram mais acidentes como os que ficaram conhecidos nos últimos anos.

A KSS irá assumir uma dívida que equivale a 8 bilhões de euros. É o resultado pelos mais de 100 milhões de airbags problemáticos que resultaram numa queda de 95% nas ações da empresa.

Fora do Japão, empresas que carregam o nome da Takata irão continuar, como é o caso das operações da empresa no Brasil. Segundo o presidente da divisão brasileira, a empresa possui o aporte financeiro necessários para continuar nos negócios e se recuperar.

Lembrando do caso

Revelado em 2014, o problema nos dispositivos da empresa japonesa foram causados pela utilização de um componente na fabricação que faria, em condições extremas, os airbags explodirem. Desnecessário dizer que os riscos de acidentes foram eminentes. No Brasil, mais de 2 milhões de carros foram convocados.

 

Para mais notícias do mundo dos automóveis, continue acompanhando o blog da Sigma. Estamos sempre indo atrás de novidades para você!

 

Com informações de AutoEsporte.

Categoria: Curiosidades, Dicas e Informações

Comentários