Entendendo melhor a gravidade dos diferentes tipos de recall

Publicado em: jun 22 2017 por admin

Quando ouvimos a palavra “recall” é comum vir à cabeça algo como “ih, pintou um problema”. Com certeza, quando uma montadora decide chamar seus veículos para troca de peças por defeito de fábrica é porque existe algo errado e que a probabilidade de algum dano para o motorista e o carro existe. Mas como saber identificar a gravidade da situação?

Resultado de imagem para recall

Quem explica bem isso é o engenheiro Francisco Satkunas, diretor conselheiro da SAE Brasil, e o chefe do departamento de medicina do tráfego ocupacional da Abramet Dr. Dirceu Rodrigues Alves Jr. Ambos comentam quais são os possíveis danos para o motorista e para o veículo quando existe uma falha em um dos seis sistemas do veículo – elétrico, de combustível, de direção, de rodas, de airbags e de freios.

Saúde em primeiro lugar

A grande prioridade para todos os envolvidos no trânsito, claro, é a saúde de quem transita. Nesse sentido, seguindo nossa discussão, quando falamos em recalls no sistema de airbags e no de rodas, o risco é gravíssimo. Falhas em ambos esses sistemas podem levar à acidentes que geram fraturas múltiplas e lesões graves. Portanto, alerta vermelho para elas.

Problemas no sistema de freios e no sistema de combustível são ameaças muito graves, mas inferiores àquelas comentadas acima. Apesar de também poderem resultar em fraturas em caso de acidente, recalls em freios não costumam ser tão sérios. Já no que se refere ao combustível, os riscos à saúde estão na inalação dos gases danosos e potenciais de incêndio.

Menos danos à saúde oferecem as possíveis falhas nos sistemas elétrico e de direção. Com elas os problemas resolvidos são aqueles que poderiam gerar, na maioria das vezes, lesões leves e moderadas.

Danos para o veículo

Francisco e Dirceu também avaliaram o que esses problemas poderiam trazer para a saúde do carro, o que coloca ainda mais importância em participar dos recalls quando convocados.

Segundo eles, mais prejudiciais aos veículos são falhas envolvidas com o sistema de combustível. Em segundo, complicações com os sistemas de direção e freios são potencialmente danosos. E em terceiro, mas não menos importante, aquelas envolvendo airbags e rodas seriam falhas menos graves para o automóvel.

Resultado de imagem para seguro carros

Se manter bem informado é uma das melhores formas de prevenção, certo? Além de te ajudar nesse sentido, a Sigma também atua no setor de serviços automotivos, oferecendo trabalhos de manutenção que deixam seu veículo sempre preparado, seguro e funcionando bem. Conheça!

 

 

 

Categoria: Cuidados com o seu carro

Comentários