Entenda o que é o alinhamento (geometria)

Publicado em: jul 28 2016 por admin

Imagine a quantidade de cálculos que devem ser feitos para, ao projetar um carro, o mesmo consiga rodar perfeitamente, sem nenhum incômodo para o motorista. Afinal, para que isso aconteça, seus eixos precisam estar perfeitamente alinhados.

 

Conheça como funciona o alinhamento

Foto: reprodução / SeMeuCarroFalasse

 

Nos veículos em perfeito estado, os eixos das rodas e suspensão tem graus estabelecidos para formar um perfeito retângulo, deixando as rodas perpendiculares ao solo e paralelas entre si. Mas como os eixos não são rígidos (apenas os dianteiros, na maioria dos veículos), eles sofrem desalinhamento por razões comuns de uso. É aí que entra o papel da geometria ou alinhamento.

Colisões, quebra-molas ou buracos, realizar serviços na suspensão ou pneus  bem como o desgaste natural dessas peças estão entre as causas mais comuns de desalinhamento. Cada um desses casos exige que um serviço de geometria seja realizado, deixando o carro estabilizado novamente.

Além disso, o ideal é que o procedimento seja realizado em cada revisão estipulada pelo fabricante do automóvel, já que o desgaste das peças ocorre pelo simples uso do veículo. Também existem indicações para realizar o alinhamento a cada 7.000 quilômetros rodados.

E não é difícil perceber os efeitos de um carro com eixos desalinhados. São alguns:

 

-       Trepidação das rodas dianteiras (e também nas rodas traseiras, em casos de veículos que possuem eixo traseiro flexível);

-       Vibrações incomuns no carro;

-       Rigidez não habitual na direção;

-       Se o carro está “pendendo” para algum lado, inclusive em momentos de frenagem;

-       Desgastes irregulares nos pneus, principalmente nas áreas bandagem.

 

Além desses efeitos, a segurança e o bolso do motorista também são afetados. Isso porque, em casos de suspensão desalinhada, a estabilidade do veículo tanto em retas como em curvas é prejudicada e ocorre maiores gastos de combustível. Sendo assim, essencial manter a geometria em dia.

Ajudamos você a compreender a importância do alinhamento? Que bom. Sempre quando precisar que esse serviço seja executado em seu veículo, conte com os profissionais da Sigma. Nossa equipe está sempre preparada para deixar seu carro como novo!

 

Fonte: SRPneus, RodoAutoPneus.

Categoria: Cuidados com o seu carro, Dicas e Informações, Rodas e Pneus

Comentários