Enquanto vendas de 0km despenca, as de seminovos crescem

Publicado em: dez 24 2016 por admin

A atual crise econômica brasileira vem prejudicando as vendas no setor de veículos zero quilômetro há certo tempo. Segundo a Fenabrave, nos últimos três anos registramos 45,3% menos emplacamentos do que nos anos anterior, totalizando 1.337.964 a menos. Mas isso não quer dizer exatamente que os brasileiros pararam de comprar veículos. 

Considere isso: atualmente, o zero quilômetro mais vendido do Brasil é o Chevrolet Ônix, com quase 16 mil unidades vendidas em novembro. Já o modelo mais comercializado entre os seminovos é o Volkswagen Gol, com pouco mais de 82 mil unidades vendidas no último mês.

 

Sucesso dos usados

Uma informação interessante, considerando a queda abrupta da venda de veículos novos: em comparação aos últimos três anos, 329.961 usados a mais foram vendidos, um crescimento de 4,2%. Os dados também são da Fenabrave.

E a liderança dos seminovos tem sido ainda mais abrangente. Atualmente, eles representam cerca de 83,4% de toda a movimentação no mercado, e essa porcentagem tende a crescer ainda mais. Com a atual crise, ficou muito mais recompensador para o brasileiro comprar um usado, em bom estado e bem equipado, do que um zero quilômetro por um preço pouco amigável.

A lista dos cinco seminovos mais vendidos do país em novembro aponta números bem satisfatórios: VW Gol, em primeiro, com 82.117 unidades; em segundo, o Fiat Uno, com 49.766; outro Fiat, o Palio, aparece em terceiro, com 48.948; em quarto está o Chevrolet Celta, com 30200; e em quinto ficou o Chevrolet Corsa, com 24.890. 

Como já vimos, o mercado de zero quilômetros ainda vai precisar de um tempo para se restabelecer. Mas, como vimos aqui, enquanto isso não acontece, parece que os brasileiros vão continuar na caça dos bons seminovos. Continue acompanhando essas e outras informações aqui no blog da Sigma e mantenha-se antenado com as notícias do mercado. 

Com informações de QuatroRodas.

 

Categoria: Dicas e Informações

Comentários