Empresário americano prevê que pararemos de ter carros em pouco tempo

Publicado em: set 25 2016 por admin

Você costuma utilizar aplicativos como o Uber para se locomover? Deixa seu carro parado na maior parte do tempo ao invés de se locomover  com ele? Se sim, John Zimmer, o fundador do Lyft (empresa concorrente do Uber que ainda não opera no Brasil) diria que você está sofrendo efeitos da “terceira revolução do transporte”.

Recentemente, Zimmer publicou um texto onde faz previsões sobre as futuras relações entre as pessoas e os carros. Conheça um pouco do cenário que o americano crê ser possível no futuro.

previsoes-carros-futuro-r7

Foto: reprodução / R7

 

 

Mais tecnologia = menos carros?

Pensando no recente desenvolvimento de tecnologias como a de carros autônomos e de iniciativas como Uber e Lyft (sua empresa), John alega que, no futuro, as pessoas deixarão de ter carros. Ele afirma que hoje “o veículo médio é usado apenas em 4% do seu tempo e fica estacionado por 96% do tempo”.

Zimmer crê que, com tecnologias como as citadas acima ganhando popularidade, ter um carro se torne caro e inviável. Como seria feito o transporte dentro das cidades? Através de empresas como a que ele gerencia, que podem transportar qualquer pessoa desde que ela possua um aplicativo instalado em seu celular.

 

Dados recentes

O empresário afirma que o interesse popular em possuir um carro diminui cada vez mais. Nos Estados Unidos, ele diz, o interesse dos jovens em possuir um automóvel próprio tem caído bastante: cerca de 30% do que na geração anterior.

As previsões feitas não se baseiam apenas na imaginação de John, mas também na atualidade. A General Motors, por exemplo, comprou 10% das ações do Lyft por US$500 milhões; o Uber está realizando uma temporada de testes com carros autônomos nos Estados Unidos.

 

Porém…

Pensando em comodidade e liberdade de deslocamento, porém, os carros ainda tem seus pontos positivos. Aplicativos como Uber e Lyft ainda não garantem a possibilidade de deslocamento em todos os locais e momentos.

Se você estiver um local remoto e/ou sem bateria no celular para acessar um aplicativo, será extremamente difícil depender de um motorista de uma das duas empresas, não é? Se você estiver lá com seu carro, porém, tudo fica mais fácil.

 

Quando falamos de previsões futuras, tudo fica no campo das suposições. Mas, claro, você pode acompanhar de perto todas as mudanças e revoluções no mundo dos automóveis aqui no blog da Sigma. Fique ligado!

 

Fonte: Exame.

Categoria: Sem categoria

Comentários