Direção elétrica x direção hidráulica: quais são as diferenças?

Publicado em: nov 29 2019 por admin

Post_Dezembro_Sigma_blog

 

A tecnologia e seu constante avanço tem sido uma grande aliada dos automóveis. A cada dia que passa, dirigir fica mais confortável e prático – ficou para trás os dias em que os motoristas tinham que fazer uma baita manobra para colocar o carro numa vaga, por exemplo.

Hoje em dia, praticamente todos os carros possuem direção hidráulica ou elétrica, porém, esses dois tipos de direção possuem algumas diferenças que alguns motoristas desconhecem. Você sabe quais são elas?

A Sigma Car preparou um artigo especial para sanar as suas dúvidas sobre o assunto, confira:

 

Direção hidráulica

Modelos mais antigos e mais populares possuem esse estilo de direção. Ela funciona da seguinte maneira: uma bomba, que é impulsionada pelo motor, circula óleo dentro da caixa de direção. Essa, por sua vez, lubrifica a direção e a deixa mais leve.

Os acessórios utilizados por essa direção são: mangueiras, óleos, polias e correias.

Deve-se ressaltar que esse estilo de direção gasta mais combustível que a direção elétrica.

A sua primeira aparição foi em 1951, no carro Chrysler Imperial.

 

Direção elétrica

Considerado um modelo mais atual de direção, pode ser de dois tipos: 100% elétrica ou eletrohidráulica.

No primeiro, um motor elétrico dentro da caixa de direção contribui para a virada do volante ser mais leve – essa opção não necessita de nenhum acessório mecânico e nem de óleo na direção.

A direção elétrica exige muito menos manutenção, pelo fato de não necessitar de acessórios mecânicos. Além disso, por não usufruir da força do motor, pode apresentar até 5% de economia de combustível. Sua primeira aparição foi no Suzuki Cervo, em 1998.
Já a direção eletrohidráulica apresenta uma única diferença em relação a hidráulica: a bomba é acionada por um motor elétrico e não pelo motor de carro – isso evita perda de potência.

 

O resultado de dirigir os dois modelos (hidráulica e elétrica) na prática é o mesmo, porém a principal diferença entre eles está no sistema de funcionamento.

Entretanto, para o veículo, a direção elétrica é mais eficiente, pois exige menos do motor, o que faz com que ele gerencie melhor a energia do carro.

 

Na sua opinião, qual das duas vale mais a pena?

 

Os melhores acessórios automotivos você só encontra na Sigma Car. Confira nossa grande variedade de produtos: http://bit.ly/2Kl99Bp

 

Categoria: Dicas e Informações

Comentários