Você conhece as diferenças entre as gasolinas comum e aditivada?

Publicado em: mar 29 2018 por admin

O conhecimento popular tem algumas frases famosas quando o assunto é gasolina: “gasolina aditivada é mais cara, então é boa”; “usar só a comum estraga o carro”, entre outras coisas. Será que estamos sabendo bem as diferenças entre as gasolinas?

A informação pode ser importante para salvar algumas peças dos veículos, já que a diferença existe para trazer benefícios e para as diferentes condições de rodagem. Veja só.

Diferentes entre gasolinas

Diferenças entre as gasolinas

Como o próprio nome já revela, a aditivada conta com aditivos (detergente, dispersante, antioxidante e anticorrosivo), que poucas pessoas sabem para que serve. Não se trata de mais octanagem (porcentagem de gasolina pura no combustível), já que tanto a comum quanto a aditivada têm hoje 27% de álcool anidro em sua composição.

Os aditivos da gasolina servem, basicamente, para limpar as partes do veículo por onde o combustível passa. Agentes químicos presentes na composição diluem e levam embora depósitos de sujeira que se formam naturalmente no sistema de alimentação do carro.

Usar só um tipo?

“WOW! Quer dizer que preciso sempre ter gasolina aditivada em meu carro?” Não, não é bem por aí. Colocar aditivada em seu carro é essencial de vez em quando para fazer uma manutenção nos sistemas de alimentação, o que vai reduzir os gastos com consumo e até na oficina.

Mas se você encher seu tanque com gasolina aditivada depois de usar a comum por muito tempo, o estrago pode ser grande. Isso porque os aditivos são bastante fortes, e quando estão muito concentrados podem deslocar grandes pedaços de sujeira dentro do sistema de alimentação, correndo o risco de entupir os bicos injetores.

Portanto, quando o carro está acostumado com gasolina comum, o ideal é começar diluindo um pouco da aditivada dentro da gasolina comum, em diferentes proporções de cada vez: primeiro, 80 para 20; depois 60 para 40, e assim por diante. Dessa forma ocorre uma limpeza gradual do sistema de alimentação, sem correr riscos.

Combustíveis para diferentes momentos

As características dos veículos e as condições em que estão também fazem variar qual o combustível mais indicado. Segundo a Agência Nacional do Petróleo, nas cidades o uso da gasolina aditivada traz mais custo-benefício por causa do ritmo “anda e para”. Nas estradas, com a velocidade média mais alta, o melhor é o tipo comum mesmo.

Diferenças entre as gasolinas também influenciam no desempenho do  veículo. Alguns carros exigem gasolinas de alta octanagem para que toda a sua potência seja aproveitada. Nesse caso, nem a comum e nem a aditivada adiantam. As gasolinas premium, com maior octanagem, é que resolvem este problema.

Enfim, esperamos ter ajudado você a entender mais sobre o que seu carro precisa. Você pode contar com a Sigma para tudo o que tem a ver com seu veículo, desde dúvidas até os serviços essenciais. Até a próxima!


Com informações de G1.

 

Categoria: Curiosidades, Sigma

Comentários