Diferenças entre as gasolinas comum e aditivada que você precisa ficar de olho

Publicado em: set 22 2021 por admin

Você conhece a diferença entre as gasolinas comum e aditivada? Neste artigo, vamos falar um pouco sobre isso, pois a diferença entre elas pode trazer benefícios dependendo do veículo que a pessoa tiver. Quer saber mais? Venha com a gente.

 

Entenda as principais diferenças entre as gasolinas

Como o próprio nome sugere, a gasolina aditivada conta com aditivos (detergente, dispersante, antioxidante e anticorrosivo), os quais proporcionam um motor livre de resíduos.

De forma simples e objetiva, os aditivos da gasolina servem para limpar as partes do veículo em que o combustível passa. Agentes químicos presentes na composição diluem e levam embora depósitos de sujeira que se formam naturalmente no sistema de alimentação do carro. Isso pode gerar uma maior durabilidade do veículo.

Já a gasolina comum é um combustível que não tem aditivos de limpeza, ela não possui substâncias que protegem o motor.

O principal problema em seu uso é que ela deixa resíduos de combustão depositados sobre as válvulas de admissão do motor, comprometendo as misturas entre ar e combustível ao longo do tempo.

 

Leia também: 2 Apps para você economizar na hora de abastecer.

 

Vantagens da gasolina aditivada 

Colocar gasolina aditivada em seu carro é essencial para fazer uma manutenção nos sistemas de alimentação, o que vai reduzir os gastos com consumo e até mesmo evitar idas à oficina.

Além disso, segundo a Agência Nacional do Petróleo, nas cidades o uso da gasolina aditivada traz mais custo-benefício por causa dos engarrafamentos que são frequentes.

 

O que não fazer na hora de escolher a gasolina?

Bom, em geral há poucas regras. Mas um dos cuidados que você deve tomar é o seguinte: se você usar aditivada depois de usar a comum por muito tempo… o estrago pode ser grande. Isso porque os aditivos são bastante fortes e quando estão muito concentrados podem deslocar grandes pedaços de sujeira dentro do sistema de alimentação, correndo o risco de entupir os bicos injetores.

 

Como fazer a transição entre gasolinas? 

Se você nunca colocou gasolina aditivada em seu veículo, recomendamos uma troca gradativa. No primeiro abastecimento, coloque 25% de aditivada, no próximo 50%, depois 75% e no quarto abastecimento pode completar 100% com gasolina aditivada. Vá aos poucos, isso pode fazer toda a diferença na mudança.

A mudança gradual é essencial pelo seguinte: quando o carro está acostumado com gasolina comum, ele deixa resíduos nos bicos injetores, o que tem consequência direta no funcionamento do motor, que pode ficar irregular com outra gasolina.

Gostou dessa dica? Fique de olho em nosso blog, toda semana tem conteúdo novo para te ajudar. Acompanhe também o nosso Facebook. Nos vemos semana que vem!

.

Fonte – imagem: <a href=’https://br.freepik.com/fotos/carro’>Carro foto criado por freepik – br.freepik.com</a>

Categoria: Dicas e Informações, Sigma
Tags: , , , ,

Comentários