Dicas para você envelopar (plotar) o seu carro

Publicado em: jan 22 2016 por admin

Já falamos aqui no blog sobre o que é envelopamento ou plotter e os benefícios para o seu carro. Agora vamos ver algumas dicas para plotar sua máquina sem se preocupar com possíveis empecilhos durante o processo.

plotagem carro

Formas de plotagem

Primeiramente, é preciso lembrar que há três maneiras de envelopamento, sendo a mais comum adesivar 100% ou parte do veículo com a mesma cor da pintura original ou uma cor sólida de contraste, como preto. É muito usado para proteção e preservação da pintura original do carro, assim como para customização do visual principalmente em veículos de frotas empresariais e na categoria tuning.

Há também o envelopamento transparente, que é uma película aplicada sobre o veículo que mantém a pintura visível, porém oferece os benefícios do adesivo colorido. E finalmente o envelopamento líquido, aplicado como uma tinta especial sobre o veículo. Após a secagem, essa tinta transforma-se em uma película, eliminando riscos de bolhas.

 

Regras de plotagem

Antes de envelopar o seu veículo, tenha certeza de que não irá fugir da regra, sendo que a cobertura de mais de 50% do carro, com adesivo de cor diferente da pintura original, implica na obrigatoriedade de alterar os dados do documento do veículo, o que deve ser realizado junto ao órgão responsável. Não seguir essa regra pode implicar em multas e a perda de pontos na carteira caso você seja parado em uma blitz.

 

Cuidados com a plotagem

Tenha garantia do serviço do aplicador, um envelopamento mal planejado e executado pode resultar no desgaste mais rápido do material, bolhas e falhas que irão distorcer toda a imagem que você busca passar com a plotagem.

Para customizações estilizadas, é importante solicitar que na impressão seja feita a laminação sobre a película, isso irá proteger e aumentar a durabilidade do material. A tinta sem proteção alguma se desgasta mais rapidamente e uma plotagem que poderia durar até 2 anos, pode sucatear em menos de 6 meses.

Assim como é preciso encontrar um bom profissional para a aplicação do adesivo, é preciso encontrar um profissional tão bom para fazer a arte para seu envelopamento, quando for o caso do uso de artes gráficas. Sabemos que a lataria dos veículos possui ondulações e formatos complexos e a aplicação do adesivo deve ser cuidadosa o suficiente para não prejudicar a arte do adesivo, porém o designer da arte também deve ter consciência da superfície para imaginar uma arte que seja o mais flexível possível para que todas as partes trabalhem de maneira harmônica para um bom resultado.

Plotar seu veículo é claramente uma maneira econômica e prática de proteger a pintura e também mudar o visual, porém essas dicas servem para você estar atento quando for contratar o serviço e poder aproveitar o máximo possível do envelopamento.

Categoria: Dicas e Informações
Tags: , , ,

Comentários