Dicas para quem vai pegar a estrada pela primeira vez

Publicado em: set 29 2017 por admin

Além da revisão do carro, atenção e cuidados devem ser redobrados se você for dirigir em uma estrada pela primeira vez.

Mais um feriado prolongado se aproxima e, com ele, os planos de reunir a família ou os amigos para aquela viagem de carro para alguma cidade próxima. Mas se você é um motorista iniciante, você precisa saber que há muita diferença entre dirigir em perímetros urbanos e conduzir um veículo em uma estrada. Além de sempre estar atento à revisão e documentação do seu veículo, na estrada a atenção e os cuidados devem ser redobrados. A gente separou algumas dicas básicas para você que vai pegar a estrada pela primeira vez. Confira.

Imagem: Shutterstock

Imagem: Shutterstock

Veículo

Antes de pegar a estrada, faça uma revisão para verificar se o seu carro está em condições para esta aventura. Para isso, você pode contar com o Serviço Auto Center da Sigma. Verifique o funcionamento das setas, lanternas e faróis. Eles são muito importantes nas estradas.

Disposição

Procure descansar bastante no dia anterior e jamais dirija com sono em uma estrada. Pelo ritmo regular, é comum que o sono apareça durante a viagem. Se isso acontecer, entregue a direção do veículo para outra pessoa. Deixe também as viagens noturnas para motoristas mais experientes e, se for o caso, pare para descansar e retome a estrada ao amanhecer.

Localização

Não viaje sozinho. Procure sempre ter o auxílio de um copiloto, para ajudar na localização. Uma pessoa para conversar também ajuda a espantar o sono e deixar o caminho menos monótono.

Peso

Tenha a consciência de que o número de pessoas e a quantidade de bagagens influenciam no equilíbrio e no tempo de resposta do seu carro. Procure dividir igualmente o peso para ter mais estabilidade.

Distância

Mantenha sempre uma distância segura do veículo da frente. Principalmente em dias de chuva ou em situações de neblina. Se o veículo a sua frente tiver que frear inesperadamente por qualquer motivo, você terá tempo para reagir e evitar uma colisão.

Sinais

Além da sinalização, fique atento também a sinais utilizados como comunicação entre motoristas nas estradas. Se um motorista estiver com os faróis piscando atrás de você, significa que ele está pedindo ultrapassagem. Caso os faróis piscando sejam de um carro que vem na direção oposta, ele pode estar querendo lhe avisar que há algum problema na estrada mais à frente.

Ultrapassagem

Faça-a sempre pela esquerda e não esqueça de sinalizar. É muito importante, também, evitar invadir a pista no sentido oposto. Ao observar uma ultrapassagem no sentido oposto, para a sua segurança, desacelere gradativamente e aproxime-se do acostamento.

Atentando para estas dicas, suas primeiras experiências de direção nas estradas serão mais seguras e assertivas. Aproveite a viagem e não deixe de acompanhar o nosso blog para receber mais dicas como estas, além de informações sobre nosso produtos e serviços.

Categoria: Dicas e Informações
Tags: , ,

Comentários