Dicas para manter um bom ambiente dentro de casa

Publicado em: mai 23 2016 por admin

Manter uma boa energia dentro de casa é essencial. Nosso lar é o lugar para onde vamos para quando queremos descansar e nos sentir bem com nós mesmos, protegidos.

Sendo um lugar tão importante, é fundamental que tentemos manter seu ambiente o mais agradável possível, não é? Para algumas pessoas – como os que começaram a morar sozinhos recentemente – isso pode ser um pouco difícil. Se você é uma delas, pode aproveitar nossas dicas abaixo.

 

Procure manter tudo limpo e organizado

Vamos começar pelo mais difícil (e talvez o mais necessário). Dizem que a organização de nossa casa reflete a maneira como levamos a vida. Bem, considerando que o lugar onde moramos reflete nossa personalidade, isso faz bastante sentido.

De qualquer forma, um lugar bagunçado rapidamente se torna sinônimo de estresse, tanto por, às vezes, não conseguir achar aquele papel importante que está escondido embaixo da pilha de roupas no chão, quanto pela aparência do espaço como um todo.

O mesmo vale para a limpeza. Tendemos a eliminar tudo que consideramos sujo, desagradável e inútil, certo? O banheiro é um ótimo exemplo disso. O contato com a sujeira não nos é benéfico em nenhum sentido, além de ser um reflexo da higiene. Portanto, uma vassoura, uma escova e um pano de vez em quando nunca farão mal.

 

O visual é importante

“Nossa, que bonita sua casa!”. Essa frase traz uma sensação boa, não é? Não quero dizer aqui que você deve se basear na opinião de outras pessoas sobre sua casa, mas sim que o visual é responsável por causar boas sensações, tanto para quem vive ali quanto para quem vê.

Faça com que o lugar que você mora reflita seus gostos estéticos. Uma parede com a cor que você gosta, um quadro que lembre seu artista preferido ou aquela estante que você gostou tanto vão fazer com que você se sinta bem naquele ambiente, porque ele representa você.

Geralmente tudo isso está associado a um certo investimento em dinheiro, uma ideia que pode nos causar receios. Porém, em se tratando de bem-estar, vale a pena fazer alguns sacrifícios, não é? Aliás, a organização e limpeza também entram nessa soma.

 

Interior decorado

Foto: reprodução / Uhadewallo

 

Um pouco de vida sempre é bom

Plantas sempre alegram um pouco mais o ambiente, não é? As cores, o barulho, os aromas, as memórias (aquela samambaia que sua avó lhe deu de presente), entre outras coisas trazidas pelas plantas podem melhorar o espaço.

Além de tudo, é sempre interessante se sentir responsável por manter algo. Ao cuidar de uma planta, de certa forma você acompanha o resultado de seus próprios esforços. Deixar uma planta morrer, por exemplo, pode ser um sinal que você precisa dar mais atenção às coisas ao seu redor, ter mais tempo em sua rotina.

 

Plantas domésticas

Foto: reprodução / cdn.skim

 

Escolha quem vai passar pela sua porta

As pessoas que visitam nossa casa podem ter grande influência em como vamos nos sentir lá dentro. E nem precisamos recorrer ao misticismo para ver o sentido nessa história.

Desde uma opinião negativa de alguém até uma possível briga com alguma pessoa dentro de sua casa: tudo irá resultar, de um modo ou de outro, num reflexo em como vemos o lugar. Isso porque nosso lar também abriga permanentemente os momentos que passamos ali, e nossa memória irá despertá-los, principalmente os mais impactantes.

 

Lembre-se sempre das coisas boas

Essa dica vale principalmente para aqueles que acabaram de mudar para um lugar novo. Geralmente há algo que não gostamos e que não podemos resolver. Aquela mancha na parede que não sai ou aquela janela problemática.

Disso tudo, temos que lembrar de algo importante: quase nunca estaremos totalmente satisfeitos, porque sempre vamos querer que tudo fique da melhor maneira possível (a nossa maneira). Mas acima de tudo, devemos sempre lembrar das coisas boas, aquilo que nos faz gostar do lugar onde estamos. E sempre terá alguma coisa para se gostar.

 

Assim como cuidamos de nossa casa, ela também, de certa forma, cuida de nós. Portanto, sempre procure deixar o lugar da melhor maneira possível. O esforço de manter um bom ambiente é recompensado, pode ter certeza.

Categoria: Sem categoria

Comentários