Cuidados com as rodas: dicas para deixar a manutenção em dia

Publicado em: abr 20 2021 por admin

Como andam os cuidados com as rodas do seu carro? A manutenção está em dia? E a limpeza? Existem práticas bem simples e que fazem total diferença na aparência e durabilidade dessas peças.

Neste texto vamos te contar algumas dicas para você cuidar bem das suas rodas. Será que você já as conhece? Vamos descobrir!

Os cuidados com as rodas mais fáceis de seguir

Não importa o modelo, o ano ou a finalidade do seu veículo: os cuidados com as rodas são super  importantes, tanto para manter a boa aparência quanto para a sua segurança.

Dividimos aqui os cuidados em três grupos. Olha só:

De olho na direção

Cuidado com buracos e meios-fios! São perfeitos para quebrar, amassar ou arranhar a superfície das rodas.

E o pior é que dependendo do impacto desse “acidente”, pode haver uma alteração no ângulo de inclinação da roda. Para resolver isso, só com um serviço de cambagem.

No caso das rodas de liga leve, um buraco pode até mesmo produzir rachaduras na peça. Esse problema tem conserto, mas é algo que pode ser evitado com uma direção mais cuidadosa.

Também vale lembrar que é necessário um cuidado redobrado na hora de estacionar (especialmente durante as balizas) para evitar aqueles arranhões indesejados.

Questões de manutenção

“Balanceamento” é a palavra da vez aqui. É um processo de manutenção periódica, geralmente feito a cada 10 mil quilômetros rodados, em uma oficina de confiança. Esse serviço existe para equilibrar o conjunto de rodas e pneus para evitar trepidações. Ele também permite identificar alterações indesejadas na estrutura das rodas.

Outro processo importante é a manutenção preventiva do cubo das rodas, que é a peça responsável por fixar e fazer girar as peças. Esse serviço deve ser feito, em média, a cada 20 mil quilômetros rodados.

Por fim, o mais simples de fazer é a calibragem periódica do pneu. 15 dias é o período máximo que o pneu pode ficar sem receber ar. Depois disso, ele começa a murchar e a possibilidade de danificar as rodas vai aumentando, junto com a insegurança na direção.

Estética em dia

Para deixar as rodas sempre bonitas, evitando manchas e arranhões, vale a pena seguir a dica de ouro: sempre que possível, fazer uma limpeza com um detergente automotivo especial e uma esponja macia (nada de abrasivas ou escovas).

Evite ao máximo a sujeira acumulada, que vai dificultar o trabalho de limpar e ainda pode criar manchas. É importante também evitar qualquer tipo de produto derivado do petróleo ou querosene porque podem danificar.

O ideal mesmo é manter uma limpeza periódica com os produtos certos. Para o toque final, uma cera protetora é perfeita manter os cuidados com as rodas.

 Rodas de liga leve trazem um conjunto de vantagens. Imagem: Unsplash.

Rodas de liga leve trazem um conjunto de vantagens. Imagem: Unsplash.

As vantagens das rodas de liga leve

Na hora de dar um upgrade na estética, as rodas de liga leve são a melhor opção. E as vantagens não estão apenas na aparência, mas também em fatores como durabilidade e economia.

Como o nome sugere, as rodas de liga leve são mais leves que as tradicionais, o gera uma economia de combustível, um efeito sentido no seu bolso. Além disso, o alumínio das rodas desgasta menos as pastilhas de freio na hora da frenagem, conservando essas peças por mais tempo.

A resistência das peças é outra vantagem essencial: ponto a favor da liga leve, que é mais resistente e durável que os modelos de aço.

Por fim, os cuidados com os modelos de liga leve são os mesmos que já você leu neste texto, que também valem para as rodas de aço. Ou seja, você não vai se estressar mais cuidando das suas rodas novas.

Nós aqui na Sigma sabemos do valor que seu carro tem para você. Por isso, conte conosco para se manter informado sobre os cuidados essenciais com o veículo. 

Também estamos aqui com diversas opções de rodas de liga leve, para quando você quiser fazer aquele upgrade. Conte conosco!

Categoria: Acessórios Automotivos, Carros Personalizados, Cuidados com o seu carro, Curiosidades, Dicas e Informações, Rodas e Pneus, Sigma, Som Automotivo
Tags: , , , , , , , , , , ,

Comentários