Crianças no carro: quais cuidados devo tomar?

Publicado em: out 11 2019 por admin

Não é novidade para ninguém que o trânsito pode ser perigoso e gerar muitos acidentes. Pensando nisso, nós, da Sigma Car, preparamos uma matéria especial contendo os principais cuidados que você deve ter quando estiver com uma criança no carro. Confira:

Dia_das_Crianças_Sigma_Blog_1

A maioria dos acidentes de trânsito ocorre próximo da moradia do condutor, em ruas em que a velocidade máxima gira em torno de 60 km/h, por isso todo cuidado é pouco, circunstâncias adversas acontecem quando menos esperamos.

Como o corpo da criança ainda está em desenvolvimento (e ainda é frágil), as cadeirinhas são feitas sob medida para mantê-la segura nos pontos mais resistentes do organismo, minimizando lesões e ferimentos internos.

Atualmente, o uso de cadeirinha é lei no Brasil. Confira como esse acessório deve ser utilizado por faixa etária:

0 – 1 ano: bebê conforto;

1 – 4 anos: cadeirinha;

4 – 7,5 anos: assento de elevação;

7,5 – 10 anos: cinto de segurança no banco traseiro;

+ de 10 anos: pode ir no banco dianteiro com uso do cinto de segurança.

Além de fazer o uso correto da cadeirinha infantil, outro ponto que precisa ser levado muito a sério pelos pais é a atenção aos seus filhos mesmo que o veículo esteja parado. Infelizmente, quase todos os dias no Brasil, uma criança é esquecida dentro do carro e raríssimas são as vezes que esse ato é feito propositalmente.

Apesar de muitos pais reforçarem a ideia de que jamais esqueceriam um filho dormindo no banco de trás do veículo, psicólogos afirmam que essa infeliz atitude pode acontecer com qualquer um, por diversos fatores.

Existem algumas atitudes que podem ser empregadas no dia a dia para ajudar você a lembrar que está com uma criança no banco de trás do carro, são elas:

Caso o dia esteja muito atribulado, calcular a distância até o seu destino e colocar um despertador próximo ao horário de chegada é uma iniciativa que o ajudará a lembrar que está com o seu filho no veículo;

Deixar bilhetes nas portas ou no vidro no carro, como um post it, por exemplo, lembrando que a criança está no banco de trás é uma dica importante para você passar adiante para todos, inclusive para familiares que ajudam nos afazeres do dia a dia da criança;

Amarrar uma fita no retrovisor ou no volante ajudará você a lembrar que está com uma criança no banco de trás do carro. Observar um objetivo que não pertença ao ambiente que o seu cérebro já está condicionado, ajudará você a lembrar que há mais alguém no veículo.

 

Não se esqueça de sempre dirigir com cautela e responsabilidade. Lembre-se sempre de que há uma vida junto com você.

É de suma importância evitar objetos como celular, chaves, brinquedos ou bolsas no banco de trás do carro. Em caso de acidentes, esses adquirem um peso maior com a colisão e podem acabar machucando a criança e/ou os demais passageiros. Lembre-se: dirigir de forma consciente e manter atenção a tudo à sua volta ajuda a salvar vidas!

 

Categoria: Dicas e Informações

Comentários