Corridas com carros autônomos serão possíveis?

Publicado em: nov 26 2016 por admin

Sabe aqueles filmes (geralmente animações) futuristas em que vemos corridas de carros acontecendo mas não vemos pilotos? Não estamos perto disso ainda, mas já podemos ver, talvez, uma possibilidade.

A Roborace, segundo seu site, pretende ser o primeiro campeonato mundial de veículos autônomos. A categoria participará da Fórmula E, uma divisão de corrida da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) em que só participam carros movidos a eletricidade.

A ideia de correr com carros autônomos, porém, ainda é bem ousada. Geralmente, ao se pensar nesses veículos, lembramos ainda das dificuldades e testes que andam sendo realizados para viabilizar seu uso como carros para transporte de passageiros. A Roborace, porém, já pensa em veículos de circuito, voltados exclusivamente às pistas e às competições.

Robocar of Roborace

Foto: reprodução / danielsimon.com

Assim como a padronização de modelos acontece com os carros de Fórmula 1, também já podemos conferir o modelo que promete ser o ícone da Roborace. O Robocar (foto acima), idealizado por Daniel Simon, conhecido designer futurista, está sendo colocado como o símbolo da marca.

Na verdade, testes já foram realizados com o chamado Devbot, um carro de corrida totalmente autônomo desenvolvido pela Roborace. O intuito do Devbot é de dar uma chance para companhias verem possibilidades, pensarem em softwares, programações, enfim, terem ideias sobre como montar seu Robocar. Confira abaixo o teste realizado.

Nessa nova modalidade de corrida, aparentemente, não mais um piloto experiente será necessário, mas sim uma boa estratégia, mentes brilhantes e, claro, um bom uso da tecnologia.

Será que o futuro com carros de corrida autônomos está próximo? Para ficar por dentro, continue acompanhando o blog da Sigma! O mundo dos automóveis fica mais fácil de entender por aqui. Fique ligado!

Com informações de Roborace.

 

Categoria: Curiosidades

Comentários