O mundo das personalizações automotivas permite algumas “loucuras” que resultam em obras até então impensáveis. Podemos definir como um bom exemplo o seguinte experimento: misturar o pequeno Fiat 500 com o superesportivo Murciélago, da Lamborghini.
A Oemmedi Meccanica, uma oficina ao sul de Roma, resolveu realizar a fusão italiana, baseando-se justamente no 500 – carrinho de preço baixo, motor traseiro, popular na Itália, produzido entre 1957 e 1975.
A oficina
Antes de mais nada, deixamos claro que a Oemmedi tem história quanto às modificações em unidades do 500: além de restaurar modelos originais, a oficina dá vida a criações envolvendo outros motores, como um Porsche boxer de seis cilindros ou um Ferrari V8.
Insanidade sadia
Ainda assim, apesar de todas as fusões, a que envolve o V12 Lamborghini é a mais ousada até então. Isso porque o preparo envolveu quase todas as peças que fazem o Murciélago funcionar, adaptadas ou redimensionadas para funcionarem sob a carroceria do 500.
Inicialmente, o veículo recebeu para-lamas exageradamente maiores, permitindo caixas de rodas deslocadas para uma maior distância. A medida garante, também, o encaixe do motor, expremido atrás dos ocupantes, entre as rodas e torres de suspensão.
Até mesmo o câmbio manual de seis velocidades da Lamborghini está ali. Para a manutenção do conjunto mecânico, os vidros traseiros podem ser removidos, facilitando o acesso ao propulsor.
No interior, mostradores do Murciélago adaptados inclusive ao centro do volante – o instrumento não gira tal qual a diração, permanecendo sempre firme e imóvel.
Resultado
O projeto resultou em um pequeno superesportivo de 580 cv a 7.500 rpm, com 66 mkgf de torque, que precisa dos freios originais da Lamborghini para desacelerar. Pneus 245/35 e 335/30, cobrindo rodas do modelo Diablo, também da Lambo, juntam-se à tração integral para manter o 500 no chão.
Vai encarar?