Conheça o minicomputador que faz parte do mundo da automação residencial

Publicado em: jun 24 2017 por admin

O que faz um objeto como um eletrodoméstico ser capaz de conectar-se com outros para atender nossas necessidades? Com certeza algo pequeno, versátil e tecnológico, certo?

Vamos apresentar hoje o Raspberry Pi, um minicomputador do tamanho de um cartão de crédito, montado em apenas uma placa mas com imensas possibilidades de programação.

Resultado de imagem para raspberry pi

Foto: Outros.net

O minicomputador é uma pequena ferramenta em plataforma aberta, ou seja, sem software nenhum (como Windows, Linux, etc.) instalado, e que pode receber programas para serem instalados. Ele é muito conhecido entre desenvolvedores e programadores, justamente por ser tão versátil.

Na verdade, desde o início o Raspberry visou a educação tecnológica de crianças. Desenvolvido no Reino Unido em 2012, o hardware exige apenas um monitor, mouse e teclado para ser programado. Além dessas facilidades, seu baixo custo atrai muito: em 2012, o modelo padrão era vendido por 35 dólares. Atualmente, ele é utilizado em vários locais do mundo para o ensino de Ciências da Computação básica.

Mas claro que suas características o torna útil pra várias outras coisas, e a automação residencial é uma delas. Dispositivos têm utilizado hardwares como o Raspeberry para programar funções em dispositivos como televisões, máquinas de lavar, micro-ondas, consoles de videogame, etc.

Tecnologias recentes como essa parecem não ser ainda tão acessíveis ou aplicáveis, mas certamente isso está mudando. Por exemplo, nesse mês de junho o SESC de São José do Rio Preto (SP) ministrou uma oficina sobre como interagir com o hardware. Incrível, não é?

Certamente, é bom saber que soluções tecnológicas com capacidade de facilitar nossa vida estão cada vez mais versáteis e acessíveis. Continue acompanhando as novidades desse mundo aqui na Sigma Home!

 

Com informações de DiarioDaRegião.

 

 

Categoria: Sigma Home

Comentários