Conheça o Estado dos seus Pneus e como evitar seu Desgaste Prematuro

Publicado em: fev 12 2020 por admin

O-que-causa-desgaste-irregular-do-pneu

A temporada de férias acabou e para quem viajou de carro ou mesmo rodou muito pela cidade, agora é a hora de revisar os impactos que as ruas e estradas causaram no seu veículo.

Nesse período, os mais atingidos acabam sendo os pneus, que sofrem um desgaste muito grande dependendo do tipo de estrada e direção usados.

O pneu, quando não configurado corretamente – para o carro ou com a condição a qual ele se submeterá – poderá sofrer diferentes tipos de desgaste, podendo até levar a troca antes do previsto. Da mesma forma, o tipo de desgaste causado pode ser um indicativo de que algo está errado no seu automóvel, desde a falta de alinhamento ou calibragem até excesso de carga.

Um pneu desgastado pode gerar inúmeros prejuízos para o motorista: troca prematura, multas – já que é contra a lei rodar com pneus carecas, e, é claro, o perigo de algum acidente.

Abaixo listamos alguns tipos de desgastes e como evitá-los ou corrigi-los:

Desgaste Prematuro nas Bordas: Pode ser causado por diversos fatores, mas o que mais contribui é a má calibragem, que resulta na baixa pressão dos pneus.

Como evitar: O melhor jeito de evitar esse problema é ficar de olho na calibragem dos pneus com frequência, pois além de aumentar o desempenho do veículo e contribuir para a segurança, ajuda na economia combustível.

Desgaste Irregular: Geralmente causado pela pressão de ar muito alta nos pneus, ou por problemas nos componentes da suspensão – principalmente no amortecedor.

Como evitar: É importante levar seu carro para fazer um balanceamento das rodas e pneus sempre que sentir seu veículo instável. Outra dica é ficar atento aos amortecedores, pois identificado um problema tardio, a única solução será comprar pneus e amortecedores novos.

Desgaste Em Zonas Alternadas: é causado pelo desbalanceamento do conjunto roda e pneu. Rodas tortas também podem ocasionar esse tipo de desgaste.

Como evitar: O balanceamento do conjunto roda e pneu a cada 5.000 km e o alinhamento do jogo de rodas ajudam a evitar esse tipo de desgaste. Também é importante verificar periodicamente os sistemas de direção e suspensão.

Desgaste Central: O desgaste central, ou seja, no centro da banda de rodagem, é um problema comum em veículos equipados com tração traseira, já que o peso da carga fica centralizado nessa área. A causa desse tipo de desgaste pode ser o excesso de pressão nos pneus ou rodas muito estreitas para os pneus usados.

Como evitar: Esses carros precisam de uma atenção especial. A pressão dos pneus deve estar sempre no nível recomendado e, no caso de troca das rodas, sempre consultar profissionais qualificados para escolher as medidas corretas.

Desgaste Em Uma Borda Só: Geralmente ocorre quando a pressão do pneu está abaixo da recomendada, havendo muito contato com a estrada pelas bordas exteriores, que se desgastam prematuramente. Uma geometria irregular no veículo também pode ocasionar esse tipo de desgaste, tanto na área interna, quanto externa do pneu.

Como evitar: A pressão dos pneus deve ser verificada com um medidor confiável. Caso a pressão não esteja errada, o indicativo é de que o componente de direção pode estar empenado, desgastado ou que seja necessário um alinhamento nas rodas. A geometria 3D é uma ótima forma de verificar esse tipo de problema.

Para evitar ou simplesmente reduzir esses tipos de desgaste ao longo do tempo, o mais recomendado é realizar uma revisão no veículo a 10.000 KM, verificando suspensão, geometria, balanceamento e calibragem dos pneus.

Uma dica é fazer o rodízio dos pneus dianteiros e traseiros a cada revisão, pois normalmente os dianteiros desgastam mais rápido que os traseiros. Outra dica é: em caso de suspeita de que algo está errado, realizar a calibragem dos pneus resfriados, com no mínimo 3 horas sem rodar.

Essas ações, quando tomadas com antecedência, garantem maior vida útil aos pneus e ao veículo como um todo, evitando problemas de segurança e gastos futuros.

Ficou com dúvidas? Quer saber mais? Entre em contato conosco. Aqui temos os melhores profissionais do ramo, que sanarão todas as suas dúvidas e resolverão os seus problemas.

 

Texto por: André Zaluski

Revisão: Priscilla Ferreira e Erisom Alves

Categoria: Sem categoria

Comentários