Conheça o brasileiro que pilotou carro através do pensamento

Publicado em: abr 19 2017 por admin

Dirigir utilizando o pensamento para guiar o veículo já é possível faz algum tempo. Em 2015, pesquisadores da Universidade de Nankai, na China, tornaram isso possível através de um headset que capta sinais e estímulos cerebrais e um programa que emite comandos ao veículo. Porém, nesse ano, o brasileiro Rodrigo Mendes pêde voltar a dirigir um carro depois de 30 anos graças a esse tipo de tecnologia.

Utilizando apenas seu cérebro para controlar um veículo preparado para ele, Rodrigo se tornou a primeira pessoa com tetraplegia no mundo a pilotar um veículo dessa forma.

Campanha respeito da Globo

Através de uma parceria entre o Instituto Rodrigo Mendes – que o brasileiro criou após seu acidente – e a Rede Globo, a adaptação de um automóvel para essa função foi possível. O principal está num capacete capaz de mapear impulsos elétricos produzidos por ondas cerebrais e transformá-los em informações, que então são enviadas para um computador de bordo no veículo.

De acordo com a equipe de tecnologia envolvida no projeto, foi preciso associar sensações aos pensamentos para desenvolver os estímulos que seriam correspondentes aos comandos. Um filtro desenvolvido leria esses pensamentos distintos e já exerceria as ações devidamente programadas.

Carro de corrida desenvolvido pela Rede Globo

Foi preciso que Rodrigo “treinasse” seus pensamentos para fazer com que eles fossem utilizados nos momentos necessários para executar as ações: para acelerar, virar a esquerda e virar a direita, foram utilizados três pensamentos/estímulos diferentes.

Completamente preparado para ele, o carro também conta uma câmera frontal que detecta o traçado da pista e assim permanece estável nela. Além disso, ele também recebeu um receptor remoto e sistema de controle, que faz com que a equipe consiga controlar o carro a distância, caso Rodrigo perdesse o controle do carro.

Campanha respeito da Globo

Mesmo distante de ser uma realidade distante de muitos com tetraplegia, é bom saber que existem possibilidades para que essa condição não seja um impedimento para que pessoas possam pilotar veículos. Vemos ver o que o futuro nos reserva, certo?

Com informações de EXAME.

Categoria: Curiosidades

Comentários