Conheça mais sobre os Pneus Slick

Publicado em: jul 22 2015 por admin

Se você acompanha Fórmula 1, ou qualquer outra categoria do automobilismo, já deve ter ouvido falar dos pneus “slick”. Eles são muito mais velozes que os comuns, pelo fato de não terem ranhuras, e aderirem melhor ao chão, gerando maior estabilidade em grandes velocidades. Muitas pessoas se perguntam o porquê de não vemos esses pneus fora das pistas, nos carros de passeio, já que melhoram tanto o desempenho dos carros. Hoje, vamos esclarecer algumas dúvidas sobre os famosos pneus slick!

Os Pneus Slick são compostos de pneus diferentes, capazes de aderir melhor ao chão, quando aquecidos, e em grandes velocidades. Quando comparados aos pneus comuns, os slicks tem duas grandes diferenças: A rigidez, que diminuí a deformação das laterais ao longo da rodagem, permitindo melhor apoio com o piso, e o coeficiente de atrito, que é muito maior, ou seja, mais aderente, quando na temperatura ideal. E é ai que está a chave da questão, a temperatura.

pneu-slick-stock

Pneu Slick – Stock Car
Foto: Reprodução/Correio do Povo

Enquanto os pneus comuns são desenvolvidos para atingirem seu desempenho ideal entre 10 e 40 graus (valores aproximados), pneus slicks atingem seu melhor desempenho em cerca de 80 graus (também em valores estimados). Quando não estão suficientemente quentes, eles se tornam muito menos aderentes, e transformam o carro em uma máquina quase indomável.

Agora fica explicado o porquê desses pneus serem proibidos nas ruas, sua produção é exclusiva para pistas e carros exibicionistas.

pneu-slick-comum

Pneu Comum
Foto: Reprodução/Continental

“Ballet da Fórmula 1”

No início das corridas, os pilotos sofrem com as travadas de pneus, resultantes da baixa temperatura nos slick. Para minimizar esse problema, eles executam um movimento zigue-zague nas pistas, durante as voltas de apresentação. Esse balanço aumenta a temperatura dos pneus, e os deixa mais próximos do ponto ideal. É isso que, carinhosamente, o narrador Galvão Bueno chama de “O ballet da Fórmula 1!”.

 

“Então o Slick é uma espécie de pneu careca?” – Não!

Algumas pessoas acreditam que os pneus muito usados (carecas mesmo!) são semelhantes aos Slicks. Isso é um erro grave! Pneus carecas não passam de acessórios que não tem mais utilidade para o carro, precisam ser trocados imediatamente, ou se transformam, como disse Marcio Murta, em seu blog, em “Tickets para uma montanha-russa descontrolada”. Segundo Murta, são excelentes para fazer “Burnout” em circuitos fechados, apenas.

pneu-slick-careca

Pneu careca
Foto: Reprodução/Vrum!

Se o pneu do seu carro está careca, não se empolgue, ele não é um novo slick! Isso significa que está na hora de trocar, e não há lugar melhor e mais em conta para adquirir um bom pneu novinho do que na Loja Virtual da Sigma Car! Acesse: www.sigmacar.com.br e confira!

 

Fonte: Pirelli, altarpm.net

 

 

Categoria: Curiosidades, Rodas e Pneus
Tags: , , ,

Comentários